quarta, 24 de abril de 2024
Geral
10/03/2023 | 16:20

Primeira presidente da Subseção, advogada de Itajaí recebe homenagem da OAB/SC

A advogada Elidia Tridapalli, primeira mulher a presidir a Subseção de Itajaí, foi agraciada com a Medalha João Baptista Bonnassis, condecoração máxima entregue pela OAB/SC. A homenagem foi prestada pela presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, também primeira mulher eleita, em 90 anos, para conduzir a OAB Santa Catarina, e marcou esta semana as atividades de valorização e reconhecimento às mulheres com destaque na advocacia catarinense. 
 
A entrega ocorreu na Subseção de Itajaí, na presença das autoridades e profissionais da região do Vale do Itajaí. “Se hoje estou na presidência da Seccional é por causa de tantas outras mulheres que passaram pelo Sistema OAB e que no seu tempo, e no seu modo, não tiveram as mesmas oportunidades. A Elidia Tridapalli é uma das que abriram espaços para todas nós”, sublinhou Cláudia. A presidente da OAB/SC destacou ainda que “Elidia venceu para presidir a Subseção de Itajaí em um momento no qual a supremacia masculina, em número, era esmagadora. Ela tem um número elevadíssimo de feitos em sua vida profissional, dedicados à OAB catarinense”, completou.
 
“Estou extremamente feliz com a homenagem que, entre outras, representa reconhecimento, o que me encoraja a continuar trabalhando para que outras mulheres se destaquem no meio da advocacia catarinense”, comemorou Elidia. “A doutora Elidia entregou a minha credencial em 2004. Sequer consigo mensurar a alegria de agora, como presidente da Subseção, sediar a entrega dessa honraria a ela. Sempre fui acolhida e quem a conhece sabe o quanto ela consegue dar sentido à palavra ‘acolhimento’. E o quanto ela sabe dar sentido a tudo que envolve a figura da mulher. É de um merecimento indescritível a outorga a ela”, celebrou Ana Paula Colzani, atual presidente da Subseção da OAB de Itajaí.
 
A homenagem é resultado da aprovação por aclamação e unanimidade da proposta de outorga da comenda, durante reunião do Conselho Pleno da Seccional de Santa Catarina, ocorrida no último dia 29 de janeiro. A proposição teve como relator o conselheiro estadual da OAB/SC, Thiago Custódio Pereira, que ressaltou o fato de Elidia ter sido a primeira mulher advogada a presidir a Subseção de Itajaí.
 
Participaram da solenidade de homenagem o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, o ex-presidente da OAB/SC e membro honorário vitalício, Paulo Brincas, a secretária-geral da OAB/SC, Maria Terezinha Erbs, a tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Terezinha Rasmussen, o presidente da CAASC, Juliano Mandelli, a presidente do TED da OAB/SC, Luciane Mortari, a conselheira federal da OAB, Rejane Sanches, o diretor-presidente do OABPrev-SC, Marcio Sachet, o diretor financeiro da Sicoob Advocacia, Marco Antonio Mendes Sbissa, o presidente do IASC, Gilberto Lopes Texeira, membros da Subseção de Itajaí, presidentes de subseções do Vale do Itajaí e autoridades da advocacia catarinense.
 
Sobre a homenagem
Instituída em 1922, a Medalha João Baptista Bonassis é a maior honraria da advocacia catarinense e reconhece o trabalho dos advogados e advogadas que prestaram relevantes serviços à Justiça, ao direito, à OAB, às causas sociais, ou ao aperfeiçoamento das instituições.
 
Sobre Elidia Tridapalli
Nascida em 19 de outubro de 1957, em Nova Trento/SC, ocupou diversos cargos de destaques na OAB/SC. Entre eles o de conselheira da Subseção da OAB de Itajaí, no triênio 2001/2003; presidente da Subseção da OAB de Itajaí, eleita para o triênio 2004/2006; membra da Comissão de Defesa e Assistência da OAB no triênio 2004/2006; membra da Comissão de Estudos Estratégicos da OAB na gestão 2004/2006; membra da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/SC no triênio 2007/2009; membra da Comissão Organizadora para a XVI Conferência Estadual dos Advogados de Santa Catarina, nomeada pela portaria 144/2010 para o triênio 2010/2012; Elídia também foi membra da Comissão da Mulher Advogada, nomeada pela Portaria nº 2030/2019-GP para o triênio 2019/2021.
 
...............................................
Crédito fotos: Eduardo Tarasca
_________________________________________

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS