sexta, 29 de março de 2024
Meio Ambiente
26/01/2023 | 20:02

Microlixo será coletado por voluntários nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho neste sábado

O microlixo será o alvo de uma ação de limpeza nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho na tarde deste sábado (28). O mutirão, monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú nas três praias certificadas como Bandeira Azul, terá a participação de cerca de cem voluntários.
 
O foco da ação é o resíduo de pequenas dimensões, que escapa do processo de limpeza pública diária, como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros.
 
Também no sábado, antes do mutirão, os voluntários serão preparados para a atividade com uma palestra sobre educação ambiental no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, a partir das 14h. Eles também vão receber orientações sobre a limpeza. Após a preparação, serão formadas três equipes de voluntários, e cada uma atuará em uma praia. O mutirão está previsto para ocorrer das 14h40 às 17h. Na atividade, os voluntários vão conscientizar os banhistas sobre o descarte correto do lixo.
 
A ação é uma iniciativa de integrantes do Projeto Missão Calebe, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o qual envolve jovens e adultos em serviços comunitários e educativos. Em Balneário Camboriú, o projeto é reconhecido por meio da Lei 4.328, de 18 de outubro de 2019, que instituiu o "Dia Municipal da Missão Calebe", comemorado no último sábado de janeiro.
 
Estaleirinho terá oficina de educação ambiental
 
Além do mutirão, a Praia do Estaleirinho recebe a oficina “Será que vai dar Praia?” neste sábado, das 10h às 14h. A oficina faz parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente nas praias que são Bandeira Azul no município. A atividade é sobre segurança e acidentes na praia, temas abordados de forma lúdica, com brincadeiras e jogos para as crianças.
 
A programação cumpre um dos requisitos do programa Bandeira Azul, que é o de incentivar a educação ambiental nas praias contempladas com a premiação Bandeira Azul para a temporada 2022/2023.
 
Bandeira Azul é uma certificação internacional ecológica concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que atenderam a uma série de critérios referentes à gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social e segurança e serviços.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS