sábado, 28 de janeiro de 2023
Saúde
24/01/2023 | 10:00

Itajaí reforça cuidados para prevenir doenças relacionadas à diarreia e vômito

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de saúde, reforça os cuidados preventivos contra doenças relacionadas à diarreia e vômito, comuns durante o verão. Nas primeiras semanas do ano, a cidade registrou aumento dessas infecções do trato gastrointestinal nas unidades de saúde e hospitais. Por isso, é importante tomar certos cuidados com a higiene e alimentação.
 
As chamadas doenças diarreicas podem ser causadas por bactérias, parasitas e vírus. Para se prevenir, é necessário redobrar a atenção na hora de beber água e consumir alimentos. Evitar tomar banho em praias com água imprópria ou rios e córregos poluídos, consumir apenas água tratada e lavar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de qualquer refeição ou para manipular alimentos, são algumas recomendações.
 
Em relação à alimentação, deve-se sempre ficar atento ao prazo de validade e caraterísticas dos alimentos, como cheiro e aparência. Também é importante armazená-los em local adequado, como geladeiras, e protege-los de insetos, de preferência em recipientes fechados. Nestes dias mais quentes, evite ainda deixar os alimentos muito tempo em temperatura ambiente, pois podem estragar.
 
Outra dica é manter a limpeza da cozinha, lavar e desinfetar as superfícies, equipamentos e utensílios usados na preparação dos alimentos. Na hora de comer fora, escolha somente locais com alvará sanitário em dia e evite comprar alimentos de procedência duvidosa.
 
Além disso, lave bem frutas e verduras antes de consumir, armazene corretamente o lixo e mantenha-se hidratado.
 
“O Município de Itajaí está monitorando a situação dessas doenças e, até o momento, o aumento de casos está dentro do esperado para esta época. No entanto, a população deve ficar atenta aos sintomas e buscar atendimento médico, caso necessário, além de manter as medidas de prevenção”, reforça a nutricionista da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Cristiane Santini Seara.
 
Sintomas e quando procurar um médico
 
A diarreia é o aumento da frequência das evacuações, com alteração da consistência, que pode vir acompanhada de febre, vômitos, dor abdominal. A principal complicação da diarreia é a desidratação, que em adultos manifesta-se através de sede excessiva, boca seca, diminuição de urina, dor de cabeça, tontura e câimbras. Se os sintomas persistirem por mais de dois dias ou houver sinais de desidratação é recomendado procurar assistência médica.
 
Em crianças os sintomas da desidratação são mais profundos, como boca e pele seca, sede excessiva, olhos fundos, irritabilidade, falta de urinar, choro sem lágrimas e fraqueza ou desânimo. É necessário levar ao médico assim que a criança apresentar sinais de desidratação ou febre.
 
Outro alerta é não utilizar medicamentos sem prescrição médica. Em alguns casos, o uso de soro caseiro ajuda a manter a hidratação. 

JORNAL IMPRESSO
27/01/2023
20/01/2023
23/12/2022
16/12/2022

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS