sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
27/12/2022 | 21:02

Governo do Estado amplia leitos de atendimento infantil e fortalece rede de atenção às crianças

A chegada das temperaturas mais frias, o pós-pandemia, e as baixas coberturas de vacinação impuseram ao Estado um desafio para o atendimento infantil por meio do Sistema Único Saúde. O aumento no número de doenças respiratórias enfrentadas por crianças acabou gerando uma sobrecarga nos hospitais. Em uma estratégia alinhada com os municípios, foi instaurado o decreto de emergência que permaneceu em vigor de 3 de junho a 3 de agosto.  
 
A ação permitiu a abertura de 121 leitos infantis distribuídos entre 15 unidades hospitalares, tanto da rede própria quanto da contratualizada. O investimento chegou a R$ 150 milhões, com recursos próprios do Estado. São 60 leitos de UTI neonatal e 5 intermediários, além de 33 de UTI pediátrica e 23 leitos intermediários.
 
A ampliação da estrutura de atendimento infantil nas regiões refletiu na cobertura de atendimento em todo o estado. Por meio da Central de Regulação, são feitas as transferências de pacientes, respeitando as necessidades e condições clínicas, buscando a garantia do atendimento pleno. 
 
“Realizamos uma estratégia acertada que reflete diretamente na segurança de nossas crianças. São leitos que permaneceram no estado ampliando e qualificando atendimentos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto. 
 
Entre as inaugurações, um momento histórico para Brusque e região, que passaram a contar com a primeira Unidade de Terapia Intensiva neonatal para atendimento de pacientes SUS. Foram 10 leitos disponibilizados no Hospital Azambuja. 
 
O Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma, também se destaca entre as ampliações. Foram mais 7 novos leitos de UTI neonatal. Com este incremento, a região Sul do estado conta agora com 50 leitos entre pediátricos e neonatais.
 
Para o secretário de Estado da Saúde, as ações demonstram o resultado de um trabalho que vem sendo realizado durante toda a gestão. “Em 2018, havia 233 unidades de UTIs pediátricas e neonatais. Antes de iniciarmos nosso plano de ação, havíamos chegado a 270. Hoje completamos 350 leitos de UTI disponíveis para as nossas crianças”, afirma.  
 
Para atender os novos leitos, houve uma ampliação no quadro de profissionais. No Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), foram contratados 82 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Houve também a retomada dos atendimentos da emergência pediátrica do Hospital Regional de São José (HRSJ), com 64 novos profissionais contratados.
 
A atuação da Secretaria da Saúde se deu ainda em outras frentes. Além do aumento no número de leitos, também foram investidos recursos na estruturação dos atendimentos nos municípios, com ampliação dos horários dos postos de saúde, contratação de pessoal e campanhas de vacinação.
 
Leitos em funcionamento:
 
● Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 4 de UTI neonatal, 10 intermediários pediátricos e mais 13 leitos de enfermaria
 
● Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu, com 10 de UTI neonatal
 
● Hospital Oase, em Timbó, com 10 de UTI neonatal
 
● Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos, com 5 de UTI neonatal
 
● Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 de UTI pediátrica
 
● Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 6 de UTI pediátrica
 
● Hospital Seara do Bem, em Lages, com 5 de UTI pediátrica
 
● Hospital Azambuja, em Brusque, com 10 de UTI neonatal e 2 de UTI pediátrica
 
● Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de UTI neonatal
 
● Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de UTI pediátrica
 
● Hospital Regional de Araranguá, em Araranguá, com 5 de UTI neonatal
 
● Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 12 UTIs neonatais e 04 UTI pediátrica
 
● Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José, 5 intermediários neonatal
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS