sexta, 29 de março de 2024
Política
21/12/2022 | 11:37

Candidatas e candidatos eleitos em Santa Catarina são diplomados

As candidatas e os candidatos eleitos em 2022 por Santa Catarina foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) nesta segunda-feira (19). A Sessão Solene de Diplomação foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), com transmissão ao vivo na internet.
 
A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, presidente do TRE-SC, e contou com a presença dos demais integrantes da Corte Eleitoral e de diversas autoridades. Compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; o procurador-geral do Estado, Sérgio Laguna Pereira (representando o Governador de SC); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa; a senadora Ivete Marli Appel da Silveira; a desembargadora federal e ex-juíza do TRE, Ana Cristina Ferro Blasi (representando o TRF da 4ª Região); o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Marcelo Pizolati; o subprocurador-geral de justiça para assuntos jurídicos, Fábio de Souza Trajano (representando a Procuradoria Geral de Justiça); e a presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudia da Silva Prudêncio.
 
Também estiveram presentes no evento ex-juízes do TRE catarinense, integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e familiares e convidados dos eleitos, além de jornalistas de diversos veículos de comunicação do estado.
 
O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela soprano Rute Ferreira Gebler, acompanhada do pianista Ricardo Moritz e do violinista Carlos Augusto Vieira.
 
Em seu pronunciamento inicial, o presidente da Corte Eleitoral registrou que a entrega dos diplomas encerra oficialmente o “Projeto Eleições 2022”, do qual fazem parte mais de 32 mil atividades mapeadas e acompanhadas por 217 grupos. Todo esse trabalhado para organizar as eleições foi reunido em forma de linha do tempo num encarte entregue aos presentes na cerimônia.
 
Ao relembrar a trajetória da Justiça Eleitoral, o desembargador Leopoldo Brüggemann destacou a participação feminina na política, a criação do primeiro Código Eleitoral e o uso da máquina de votar, regulamentado pela normativa de 1932.
 
Diplomação
 
A entrega dos diplomas teve início pelos 40 eleitos para compor a Assembleia Legislativa do Estado, por ordem crescente de votação. A deputada estadual mais votada, Ana Caroline Campagnolo Galvão, falou em nome dos deputados estaduais diplomados. “As mulheres provam o seu valor pelo trabalho e pelo talento, e não pelo vitimismo”, afirmou.  
 
Em seguida, os 16 eleitos para a Câmara dos Deputados também foram chamados por ordem crescente de votação. A deputada federal mais votada, Caroline Rodrigues de Toni, falou em nome dos deputados federais diplomados. “Agradeço aos 227.632 eleitores que me fizeram a mulher mais votada da história de Santa Catarina”, comemorou.
 
O senador eleito e seus suplentes também foram diplomados. Ao fazer uso da palavra, Jorge Seif Júnior disse: “sou o senador eleito mais jovem da história de Santa Catarina, com 45 anos, e o segundo mais votado da história do nosso estado [...] e isso me honra muito”.
 
Por último, foram entregues os diplomas à vice-governadora eleita, Marilisa Boehm, e ao governador eleito, Jorginho dos Santos Mello, que agradeceu ao corpo técnico do TRE-SC “pelo excelente trabalho durante todo o processo eleitoral”.  Ao comentar sobre a cerimônia, ele disse: “assim como eu, aqueles que hoje recebem os títulos de deputados estaduais, de deputados federais e de senador, sabem da responsabilidade que nos espera. Todos nós colocamos as nossas biografias à disposição da sociedade que nos deu os seus votos de confiança”.
 
Parte final
 
Ao conduzir a parte final da solenidade, o presidente do TRE catarinense agradeceu ao que chamou de “verdadeiro exército de 100 mil pessoas envolvidas diretamente, com diligência e comprometimento reconhecidos, tornando a eleição uma festa cívica”. A gratidão foi estendida às instituições públicas e privadas do estado, bem como às forças de segurança.       
 
O desembargador Leopoldo Brüggemann também agradeceu pelo apoio das organizações, principalmente do Ministério Público de Santa Catarina, na adoção da Solução QR Tot - inovação desenvolvida pelo TRE que permitiu aos eleitores captar os dados contidos no QR Code impresso nos boletins emitidos pelas urnas após o término da votação. A ferramenta permitiu comprovar que o número absoluto de votos obtido por cada candidato ou candidata é idêntico àquele exibido ao final da totalização pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
“Vislumbramos, para o futuro, horizonte em que o modelo adotado pela Solução QR Tot alcançará ampla adoção como parte da totalização, por preservar as características de segurança digital e remover os riscos e custos logísticos do transporte de mídias de resultados entre os locais de votação e as centrais de gerenciamento da totalização em cada Zona Eleitoral”, declarou.
 
Por fim, o presidente da Corte Eleitoral agradeceu aos voluntários que atuaram nas Eleições 2022, ao homenagear a soprano Rute Ferreira Gebler, e também a todos que integram a Justiça Eleitoral. “As organizações seriam apenas edificações inertes - e a sociedade tem muitas razões para se orgulhar daqueles que compõem a Justiça Eleitoral de Santa Catarina e que, sem jamais esmorecer, perseguem incessantemente o objetivo de ouvir e fazer valer a vontade do eleitor, em eleições seguras e transparentes”, concluiu.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS