quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
16/12/2022 | 16:49

Penha hasteia Bandeira Azul para Temporada de Verão 2022/2023

A Secretaria de Turismo de Penha hasteou nesta quinta-feira, 15, a Bandeira Azul – certificação internacional de qualidade ambiental – na Praia Grande e Bacia da Vovó para a Temporada de Verão 2022/2023. Outros três balneários estão na fase piloto do programa.
 
“Esse é um título internacional que garante a qualidade das praias e a sustentabilidade ambiental na gestão do município. Este, certamente, é um admirável, nobre e distinto lugar que a nossa cidade merece estar”, resumiu o prefeito Aquiles da Costa.
 
Na visão do secretário de Turismo, Cleber Neumann, “as recertificações do Bandeira Azul fortalecem Penha como um recanto natural, um destino turístico para ser apreciado com intensidade e vigor. O produto Penha está em evidência”.
 
A Praia da Saudade, ao lado da Bacia da Vovó, também estava autorizada a hastear a Bandeira Azul. Contudo, as ressacas da primeira semana deste mês causaram danos à costa e que impossibilitaram o hasteamento.
 
“Infelizmente a força das ondas causaram danos em desencontro aos 34 requisitos exigidos pelo Programa – sem que houvesse tempo hábil para recuperação”, lamentou o secretário de Turismo.
 
Para obter as recertificações, Penha precisou cumprir 34 exigências do programa - entre eles o de manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais.
 
Mais três praias de Penha possuem o aval ambiental para lapidação de estruturas de aporte para o credenciamento no Programa Bandeira Azul. A coordenação nacional emitiu parecer favorável às praias Vermelha, Poá e Paciência, recomendando ainda a adoção de medidas e estudos para a bandeira, que agora estão na fase piloto.
 
BANHEIROS
 
A Secretaria de Turismo procedeu com a instalação de banheiros na Praia Alegre, Bacia da Vovó, Armação do Itapocoroy, Praia da Paciência, Praia Grande e Praia Vermelha.
 
BANDEIRA AZUL
 
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
 
BACIA DA VOVÓ
 
Vizinha da Praia da Saudade e Praia da Lola, a praia Bacia da Vovó, chamada assim por ser quase uma piscina natural, adequadíssima para crianças e idosos que procuram um mar em geral calmo.  A Praia Bacia da Vovó fica no que é chamado de “centro” de Penha, ao norte da cidade, com fácil acesso tanto de bike quanto de carro que conta com local para estacionamento.
 
PRAIA GRANDE
 
Praia de grande extensão e tranquilidade, é considerada um dos refúgios da cidade. É uma boa opção para os que buscam um lugar tranquilo para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, mas o restante do ano fica praticamente deserta. Alguns moradores e pescadores frequentam o lugar na baixa temporada. Conta com uma boa faixa de areia dourada e grossa, o mar é levemente agitado, com pequenas ondas. De cor azul, é muito propício para o banho, e para o surf, dependendo das condições do mar.
 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS