quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
09/12/2022 | 08:28

Penha hasteia Bandeira Azul para Temporada 2022/2023 neste sábado (10)

Penha realiza neste sábado, 10, às 10h, a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul para as três praias certificadas na Temporada 2022/2023: Bacia da Vovó, a Praia da Saudade e a Praia Grande. O ato ocorre junto ao posto guarda-vidas do trecho inicial da Praia Grande, colocando Penha entre as cidades com mais praias certificadas do Brasil. Outros três balneários estão na fase piloto do programa.
 
“Penha ocupa espaço de destaque com três praias certificadas no programa Bandeira Azul – título internacional que garante a qualidade das praias e a sustentabilidade ambiental na gestão do município. Este, certamente é um admirável, nobre e distinto lugar que a nossa cidade merece estar. E isso, é o resultado que as pessoas podem esperar do nosso trabalho”, resumiu o prefeito licenciado, Aquiles da Costa, que participou do ato.
 
Enquanto a Praia Grande está em sua terceira certificação, Bacia da Vovó e Praia da Saudade chegam à segunda – todas de forma consecutiva. “As recertificações do Bandeira Azul fortalecem Penha como um recanto natural, um destino turístico para ser apreciado com intensidade e vigor. Para 2023/2024, nossa intenção é alcançar seis praias certificadas”, adianta o secretário de Turismo, Cleber Neumann.
 
Mais três praias de Penha possuem o aval ambiental para lapidação de estruturas de aporte para o credenciamento no Programa Bandeira Azul. A coordenação nacional emitiu parecer favorável às praias Vermelha, Poá e Paciência, recomendando ainda a adoção de medidas e estudos para a bandeira, que agora estão na fase piloto. “Assim, nos tornaremos a cidade com o maior número de certificações no Brasil”, finaliza Cleber.
 
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
 
BACIA DA VOVÓ
 
Vizinha da Praia da Saudade e Praia da Lola, a praia Bacia da Vovó, chamada assim por ser quase uma piscina natural, adequadíssima para crianças e idosos que procuram um mar em geral calmo.  A Praia Bacia da Vovó fica no que é chamado de “centro” de Penha, ao norte da cidade, com fácil acesso tanto de bike quanto de carro que conta com local para estacionamento.
 
PRAIA DA SAUDADE
 
O nome já diz tudo: é impossível não ficar com saudade depois que se visita uma das mais bonitas praias de Penha, com seu mar em geral calmo, porém às vezes revolto. Muitos a chamam de “Praia Aristocrática”, devido aos majestosos casarões em toda a sua extensão, onde árvores e ruas pavimentadas com lajotas reproduzem um cenário bucólico e acolhedor. A Praia da Saudade tem penedos e reentrâncias que a dividem em outras três pequenas praias: a Bacia da Vovó, chamada assim por ser quase uma piscina natural, adequadíssima para crianças e idosos; a Praia da Lola ou do Meio; e a Prainha. A Praia da Saudade fica no que é chamado de “centro” de Penha, ao norte da cidade, com fácil acesso e local para estacionamento.
 
PRAIA GRANDE
 
Praia de grande extensão e tranquilidade, é considerada um dos refúgios da cidade. É uma boa opção para os que buscam um lugar tranquilo para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, mas o restante do ano fica praticamente deserta. Alguns moradores e pescadores frequentam o lugar na baixa temporada. Conta com uma boa faixa de areia dourada e grossa, o mar é levemente agitado, com pequenas ondas. De cor azul, é muito propício para o banho, e para o surf, dependendo das condições do mar.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS