sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
25/11/2022 | 18:07

Município de Itajaí reforça cuidados preventivos contra a Covid-19

O Município de Itajaí reforça os cuidados preventivos contra a Covid-19 após a confirmação de casos das novas subvariantes da Ômicron no Brasil. Completar o esquema vacinal, usar máscara caso apresente sintomas respiratórios, higienizar as mãos com frequência, buscar atendimento médico caso apresente sintomas e manter os ambientes sempre ventilados e arejados são algumas medidas que a população deve adotar para reduzir as chances de propagação do vírus.
 
Neste mês de novembro, as subvariantes geraram uma nova onda de aumento de casos em todo país. Santa Catarina e Itajaí também registraram um acréscimo nos casos ativos da doença. No entanto, até o momento, não houve aumento de infecções mais graves, que necessitam de internação, por exemplo, principalmente em pessoas com vacinação completa.
 
“O Município, assim como o país, teve um aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas. Estamos acompanhando esses dados e, por enquanto, os registros na cidade são leves e moderados, sem impacto significativo em internações hospitalares e óbitos. Porém, é fundamental que a população reforce as medidas de proteção e mantenha a vacinação atualizada, recebendo as doses de reforço dentro do prazo recomendado”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.
 
Atualmente, mais de 207 mil pessoas já foram vacinadas com pelo menos uma dose em Itajaí e quase 185 mil fizeram a segunda dose. Além disso, 83.680 pessoas tomaram a terceira dose e 23.358 receberam a quarta dose. O Município também inicia nesta sexta (25) a imunização dos bebês em 10 unidades de saúde.
 
“Ainda temos muitas pessoas com o esquema vacinal incompleto. A imunização completa com as duas doses de reforço é fundamental para controlar a doença, prova disso é a redução de óbitos e internações. Nesta semana, vamos distribuir as doses que chegaram para as unidades retomarem a vacinação”, completa Paola.
 
Confira quem pode se vacinar no momento:
 
1ª Dose: bebês de seis meses a menores de 03 anos, conforme grupos determinados inicialmente, e maiores de 03 anos
2ª Dose: 03 anos ou mais
3ª Dose (1º Reforço): 12 anos ou mais
4ª Dose (2º Reforço): 30 anos ou mais
 
Relembre as dicas de prevenção ao coronavírus:
 
- Evite contato próximo com pessoas com sintomas gripais
- Higienize as mãos com freqüência
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar
- Evite tocar olhos, boca e nariz com as mãos não higienizadas
- Limpe e desinfete as superfícies em casa, no trabalho ou na escola
- Use máscara quando estiver com sintomas respiratórios
- Mantenha os ambientes sempre bem ventilados e arejados
- Ao apresentar sinais e sintomas procure atendimento médico
- Mantenha em dia a vacinação contra Covid-19 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS