sábado, 20 de abril de 2024
Polícia
18/11/2022 | 18:54

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de agiotagem, extorsão e associação criminosa

Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia de Polícia de Joinville, cumpriu dez mandados de busca e apreensão nos bairros Aventureiro, Iririú, Espinheiros e Costa e Silva, em Joinville.
 
A operação, que contou com 35 policiais civis de Joinville e região, batizada de “Usura”, visa esclarecer a atuação de um grupo criminoso investigado pela suspeita da prática de agiotagem, extorsão e associação criminosa.
 
Apurou-se por meio de inquérito policial, que os suspeitos, aproveitando da vulnerabilidade financeira dos comerciantes, oferecem empréstimos a juros excessivos, fazendo com que as vítimas sejam eternas devedoras e mediante grave ameaça passam a exigir os valores, garantindo indevida vantagem econômica.
 
A investigação foi deflagrada após uma vítima noticiar que ela e familiares estavam sendo ameaçados de morte mesmo depois de quitado o valor abusivo pactuado.
 
Apreensão de dinheiro e armas
 
Foram apreendidos R$ 33.757,00 (trinta e três mil setecentos e cinquenta sete reais) de dinheiro em espécie, aproximadamente R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) em cheques, duas armas de fogo, um simulacro, uma máquina de contar dinheiro e diversos documentos comprovando a prática de empréstimos por parte dos investigados. O objetivo do cumprimento dos mandados é aprofundar a investigação e individualizar a conduta dos suspeitos.
 
Apreensão de mais uma arma de fogo
 
A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Polícia de Joinville, apreendeu na tarde desta sexta-feira (18) mais uma arma de fogo, modelo Taurus 9mm.
 
O investigado, que tinha autorização para posse da pistola, teve seu certificado suspenso pelo Poder Judiciário, após representação da autoridade policial em razão da demonstração de riscos, pois estaria usando a arma para ameaçar a vítima.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS