segunda, 28 de novembro de 2022
Geral
18/11/2022 | 09:17

Começa o 5º Mutirão de Castração de Animais em Itajaí

Começou nesta quinta-feira (17) o 5º Mutirão de Castração de Animais de Itajaí, promovido pelo Município de Itajaí e Instituto Itajaí Sustentável (INIS). A ação segue até sexta (18) na sede da Secretaria Municipal de Obras do bairro Cordeiros, onde está o ônibus do Castrabus.
 
Dona Catarina de Oliveira e a filha Carla de Oliveira Santana, do bairro São Roque, trouxeram os cachorros da família para a ação: desta vez Belinha, Mel e Lara passaram pelo procedimento. A família já havia castrado outros três cachorros, Negão, Pupi e Lupi. “Eu achei esse projeto maravilhoso, todos deveriam ter a consciência, inscrever os animais para a castração, o atendimento é ótimo”, destaca Catarina de Oliveira.
 
Os irmãos Leopoldo, Afonso e Apolo também foram trazidos pela tutora Daniela Gonçalves para participar do mutirão de castrações. Ela fez a inscrição pelo WhatsApp do INIS, aguardou a aprovação do cadastro e no dia combinado levou os animais para o procedimento. “Eu achei muito importante esse projeto, assim fica mais fácil da gente conseguir fazer a castração e a iniciativa vai ajudar a reduzir o número de cães abandonados nas ruas”, afirma a promotora de vendas, que acredita que a castração é importante para evitar doenças e manter a saúde dos animais.
 
Tânia Gabriela Storzer da Silva, que mora no Cordeiros, levou a cadela Pandora para ser castrada. O animal foi resgatado por ela há cerca de cinco meses. Tânia lembra que Pandora estava muito debilitada na época, mas agora, recuperada de uma cinomose, veio fazer a castração. “Quando eu soube do mutirão já achei muito bom, nem sempre conseguimos pagar a castração, então esse projeto é maravilhoso para nos ajudar”, argumenta.
 
Castrabus estará no São Vicente na próxima semana
 
Na próxima semana, dias 22 e 23 de novembro, o Castrabus vai realizar as castrações no bairro São Vicente, no pátio da Paróquia São Vicente de Paulo. O procedimento é realizado por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares. As castrações são feitas dentro da unidade móvel totalmente equipada para realizar mutirões itinerantes. A castração é rápida e os tutores são orientados sobre os cuidados com o animal em casa, pós-procedimento.
 
Os tutores dos animais que são submetidos à castração recebem um kit com instruções pós-operatórias, medicação e pomada. Se o animal for fêmea ganha a roupinha, se for macho ganha o cone, para garantir segurança e bem-estar na recuperação. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha e ou o cone na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), que acolhe animais em situação de risco no município.
 
O Mutirão de Castração vai contemplar cerca de 5 mil animais em Itajaí. A próxima edição será realizada em dezembro e ainda tem vagas disponíveis.
 
Tutores podem cadastrar animais no INIS
 
O Mutirão de Castrações de Animais segue aberto e os moradores de Itajaí podem fazer o cadastro de seus bichinhos de estimação. O cadastro pode ser feito pelo WhatsApp (47) 98857-9891 ou presencialmente no INIS, que fica na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no Centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h, de segunda a sexta.
 
Para fazer o cadastro é necessário obedecer às seguintes regras:
 
- Pessoa física: morador de Itajaí, que comprove renda de até três salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até cinco animais.
 
- Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.
 
- Organização não Governamental (ONGs): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município. 

JORNAL IMPRESSO
25/11/2022
18/11/2022
11/11/2022
04/11/2022

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS