sexta, 29 de março de 2024
Educação
24/10/2022 | 15:04

Universidade de Stanford divulga ranking os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgou o ranking dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo em 2022. O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, é destaque na classificação pelo terceiro ano consecutivo. 
 
A pesquisa utiliza as citações da base de dados Scopus e os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. O levantamento apresenta um ranking que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e outro que considera os impactos recentes de suas pesquisas. Cechinel é destaque nos dois. 
 
O ranking classificou 844 pesquisadores brasileiros. Além do reitor, o levantamento ainda destaca os Doutores Honoris Causa da Univali, professor Arturo San Feliciano, da Universidade de Salamanca e o professor Rosendo Augusto Yunes, da Universidade Federal de Santa Catarina.
 
“Sinto-me extremamente grato e honrado por estar neste seleto rol de pesquisadores, pois este ranking reflete a importância da pesquisa científica e da colaboração entre universidades e pesquisadores parceiros, bem como dos órgãos de fomento à pesquisa. Aproveito o momento especial para agradecer a todos os pesquisadores nacionais e internacionais, além dos estudantes de graduação e pós-graduação, que dão suporte aos projetos que participo em mais de três décadas de experiência na área de pesquisa”, ressalta Cechinel. 
 
Valdir Cechinel Filho é também pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.
 
Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros, capítulos de livros e de mais de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais.
 
Também em 2021 figurou na lista dos 10 mil principais pesquisadores da América Latina, no Índice Científico Alper-Doger (AD).

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS