sexta, 29 de março de 2024
Eleições
21/10/2022 | 17:53

Confira dicas úteis antes de sair para votar no 2º turno das Eleições 2022

No último domingo do mês, 30 de outubro, é dia do segundo turno das Eleições 2022. A votação acontece das 8h às 17h, de forma unificada em todo o país, obedecendo o horário de Brasília.
 
Quem não votou no primeiro turno poderá comparecer às urnas no segundo turno normalmente, desde que já esteja com o título regularizado. Quem estiver com o documento cancelado ou suspenso somente poderá regularizar a situação a partir do dia 8 de novembro.
 
Confira abaixo as orientações da Justiça Eleitoral antes de votar.
 
Obrigatoriedade
 
O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.
 
Documentos 
 
Se você já fez o cadastramento biométrico e tiver baixado o aplicativo e-Título (título de eleitor digital), poderá utilizá-lo para comprovar a identidade na hora de votar. Se não fez a coleta biométrica terá de apresentar um documento de identificação com foto. 
 
Nesse caso, são aceitos os seguintes documentos: carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.  
 
Onde votar 
 
Consulte o local de votação com antecedência para evitar deslocamentos desnecessários ou transtornos. Isso pode ser feito no aplicativo e-Título, pelo Disque-Eleitor (0800 647 3888), no site do TRE-SC ou pelo Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp (telefone 61 96371078). 
 
Quem solicitou a modalidade do voto em trânsito dentro do prazo, poderá votar em 11 municípios catarinenses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Criciúma, Palhoça, Lages, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú.
 
 Preferência 
 
Terão preferência para votar: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, candidatos, quem estiver a serviço da Justiça Eleitoral, policiais militares também em serviço, maiores de 60 anos, pessoas enfermas e obesas, mulheres grávidas, lactantes, aquelas acompanhadas com criança de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, bem como seus acompanhantes. 
 
A preferência será de acordo com a ordem de chegada à fila de votação, exceto para quem tiver mais de 80 anos, que terá prioridade independente do momento da chegada na seção eleitoral.
 
Ordem de votação 
 
No segundo turno, a votação obedece a seguinte sequência: governador (2 dígitos) e presidente da República (2 dígitos). 
 
A única exceção será em Canoinhas, onde o eleitorado votará para governador (2 dígitos), presidente da República (2 dígitos) e prefeito ou prefeita (2 dígitos). 
 
Após digitar o número e conferir o nome e a foto na urna, é preciso aguardar um segundo para confirmar o voto. 
 
Lembrete e simulador 
 
Leve um lembrete para votar, contendo a ordem e o número dos seus candidatos. Isso diminui eventuais confusões e, por consequência, o tempo de votação e a formação de longas filas. 
 
Se quiser, dá para treinar antes no Simulador de Votação como se estivesse diante da urna eletrônica de verdade, utilizando para isso candidatos fictícios. 
 
Permissões e proibições 
 
No domingo de votação, a eleitora ou eleitor pode se manifestar a favor do seu candidato de forma individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, emblemas e adesivos. O uso de camisetas também é permitido. 
 
Por outro lado, é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado; manifestação coletiva com bandeiras, broches, adesivos ou materiais que configurem propaganda eleitoral; uso de alto-falantes e amplificadores de som; realização de comício ou carreata; propaganda boca de urna e divulgação de qualquer tipo de propaganda de partido ou candidato. 
 
Na cabine de votação, não é autorizado o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. É preciso deixar o equipamento em local indicado pelos mesários antes de votar. 
 
Na hora do voto, a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida pode contar com o auxílio de alguém de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipado ao juiz eleitoral. 
 
Auditorias 
 
De forma paralela à votação oficial, será realizado o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas: evento de auditoria de verificação de funcionamento das urnas em condições normais de uso. O procedimento ocorrerá no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) e na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. 
 
Na Alesc, serão aferidas 25 urnas para comprovar a confiabilidade do voto. Já na escola, duas urnas passarão pela mesma auditoria com o uso da biometria de eleitores voluntários. Tudo será monitorado e transmitido em tempo real pelo canal do TRE-SC no YouTube. 
 
Além disso, mais oito urnas passarão pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais em seções sorteadas para essa finalidade, minutos antes do início da votação oficial. O objetivo é confirmar que o sistema instalado no equipamento é o original da Justiça Eleitoral. 
 
Apuração 
 
Quem quiser acompanhar, ao vivo, a apuração e totalização dos resultados das Eleições Gerais de 2022 após o término da votação, às 17h, basta baixar o aplicativo “Resultados”, nas lojas Play Store ou Apple Store, ou consultar a área de divulgação dos resultados no portal do TSE. 
 
Dúvidas 
 
Se ainda houver dúvidas, você pode ligar gratuitamente para o Disque-Eleitor do TRE-SC: 0800 647 3888. No domingo de eleição, o serviço funcionará das 7h às 18h. 
 
Quem preferir pode acessar o Tira-Dúvidas no WhatsApp ou adicionar o número (61) 9637 1078 em seus contatos. 
 
Desinformação 
 
A principal inimiga da boa informação é a desinformação, e com relação às eleições e à democracia não é diferente. Para fazer denúncias de fake news sobre o processo eleitoral, divulgadas pelas redes sociais, acesse o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.  
 
Caso não saiba distinguir entre a verdade e a mentira, consulte a página Fato ou Boato e cheque a informação antes de acreditar nela ou repassar para outra pessoa. 
 
Se quiser saber mais sobre o assunto confira o Guia sobre Desinformação do TRE-SC ou acesse o site Desinformação, da Justiça Eleitoral.    
 
Por Jean Peverari
 
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS