quinta, 28 de março de 2024
Educação
04/10/2022 | 10:28

Conservatório de Música abre inscrições para processo seletivo de novos alunos

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues abriu  segunda-feira (03) o edital para ingresso para novos alunos em 2023. A escola pública de formação profissional em música é mantida pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, e oferece cursos em 15 modalidades. As inscrições seguem até o dia 20 de novembro e podem ser feitas de forma on-line, clicando neste link.

Estabelecido em Itajaí há 15 anos, o Conservatório de Música oferece cursos com duração de três anos em opções de instrumentos como piano, acordeom, violão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete e trombone, violino e viola de arco. Os candidatos podem optar no momento da inscrição e disputar as vagas disponíveis nos turnos matutino, vespertino ou noturno. Ao todo, são ofertadas 135 vagas.

Além do instrumento específico, o aluno estudará as disciplinas prático-teóricas, como teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 864 horas de formação. Os alunos selecionados são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí e Fundação Cultural, portanto, não são cobradas mensalidades para frequentar o curso.

Provas de seleção

As provas de seleção ocorrerão em duas etapas e são eliminatórias. No dia 04 de dezembro, das 9h30 às 11h30, será a prova de teoria musical, e de 12 a 14 de dezembro acontecerão as provas práticas de instrumento, em horários específicos para cada candidato. Os inscritos que atingirem média 6 na prova teórica estarão habilitados para realizar a prova prática, conforme edital publicado no site do Conservatório. A seleção final se dará pela nota da prova prática.

Na prova de teoria musical serão avaliados conhecimentos básicos da música e sua aplicação. A avaliação abrange conteúdos como leitura na clave de sol e fá, regras de notação e grafia musical, unidades de tempo e de compasso e escalas. Já na prova prática deverá ser executada, no instrumento ou voz, conforme inscrição, uma peça de livre escolha e uma peça de confronto de seu instrumento, que está disponível aqui, além da leitura de partitura à primeira vista.

O Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieuhues é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com Associação Proarte de Itajaí. Fica localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão, na rua Hercílio Luz, 655, Centro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS