A partir desta sexta-feira (30), funcionários do Semasa e público visitante não usarão mais copos plásticos nas dependências da autarquia. A ação cumpre diretriz do prefeito Volnei Morastoni e Instrução Normativa do diretor geral do Semasa, Rafael Luiz Pinto, emitidas em 2021, que determinam a eliminação dos copos descartáveis.
A iniciativa foi lançada pela Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar, como parte da Campanha Itajaí de Mares Limpos, firmada pelo município de Itajaí com a Organização das Nações Unidas (ONU).
"Estamos nos adaptando a uma nova maneira de agir e pensar. É um desafio romper hábitos já enraizados e entendemos que é necessário reduzir o consumo de itens de plástico. O Semasa dá esse passo como exemplo para a cidade ideal que tanto queremos alcançar", diz a Relações Públicas do Semasa, Natalia Simões Pires da Costa.
Cada servidor público recebeu um copo para café e um copo para água, fabricados em inox. Como copos descartáveis não serão mais adquiridos, o público poderá usar copos de papel biodegradável, já disponíveis para quem visita a autarquia.
Fonte: SEMASA