sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/09/2022 | 16:55

7ª edição do Festival do Camarão terá shows nacionais e risoto gigante em Porto Belo

Os mais de 200 anos de tradição da prática local da pesca do camarão serão celebrados com a sétima edição do evento que movimenta a cidade de Porto Belo (SC). O Festival do Camarão prevê uma grande programação entre os dias 13 e 16 de outubro, com gastronomia, artesanato, shows nacionais e o risoto gigante, preparado aos olhos do público, para servir cerca de 3 mil pessoas. Todas as atrações culturais são inteiramente gratuitas.
A pesca local do crustáceo surgiu da soma da cultura indígena dos primeiros povos com a colonização portuguesa. Segundo os historiadores pesquisadores Dieter Hans Bruno Kohl e Vilson Francisco Farias, Porto Belo não tinha ouro ou área para plantações assim que os imigrantes chegaram. Mas a então Enseada das Garoupas acabou nas graças das famílias portuguesas por suas áreas de águas calmas e cristalinas. A partir deste período, famílias inteiras vivem exclusivamente da atividade pesqueira, aproveitando as características biológicas e geográficas deste município catarinense. Atualmente, mais de 400 famílias estão envolvidas. Com tamanha expressão, a pesca, junto com o turismo, são as principais fontes econômicas da cidade com mais de 21 mil habitantes.
A celebração anual se dá com o Festival do Camarão, que em 2022 reunirá o público nos fundos da Praça da Bandeira. Realizado pela prefeitura, através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, também marcará o aniversário de 190 anos de emancipação político-administrativa do município, que é no dia 13 de outubro. “Esse é o momento de fomentar a atividade turística e estimular a economia local. O festival contribui para os mais variados segmentos comerciais do Centro e nos demais bairros, assim como um aumento nas taxas de hospedagem”, comenta a presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zene Drodowski.
 
Conheça alguns dos shows previstos
O 7º Festival do Camarão de Porto Belo trará como atrações nacionais: Turma do Pagode, Maneva, João Neto e Frederico, Moacyr Franco, Grupo Bailaço e Musical San Francisco. As bandas locais também terão seu espaço. Além disso, a programação contemplará atrações culturais, exposição de pesca e feira do artesanato. No dia 16 de outubro, domingo que encerra a festa, será feito o risoto de camarão que deverá servir gratuitamente mais de 3 mil pessoas. Os shows nacionais terão também entrada livre para todos os interessados.
 
•         Turma do Pagode –13/10 (quinta-feira), às 22h
•         Maneva –14/10 (sexta-feira), às 22h
•         João Neto e Frederico –15/10 (sábado), às 22h
•         Moacyr Franco - 16/10 (domingo), às 16h
•         Grupo Bailaço e Musical San Francisco - 16/10 (domingo), às 20h.
 
Sustentabilidade também presente
Para realizar a festa, foram pensadas em diversas ações de sustentabilidade. Do uso de lâmpadas de led, ao descarte correto do óleo usado na gastronomia, passando pela utilização de copos biodegradáveis e retirada adequada de resíduos dos banheiros. Tudo para que o evento seja ambientalmente responsável.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS