quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
20/09/2022 | 15:28

Palestra e painéis dão início à Semana da Água - Itajaí Mares Limpos 2022

Itajaí abriu oficialmente a programação da Semana da Água 2022, nesta segunda-feira (19), com a palestra “Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar”, proferida pelo diretor de Saneamento do Semasa, o engenheiro ambiental Victor Silvestre. A apresentação foi seguida pelo painel “Campanha Itajaí de Mares Limpos: Compromisso e boas práticas”, com exposições do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Secretaria de Educação (Seduc), Recicla Itajaí, Secretaria de Saúde e Porto de Itajaí.
 
O tema “Plano de Gestão de Resíduos Sólidos nas Unidades Escolares” foi abordado pelos painelistas Claudiomir Pedroni, Mariana Caprara, Adriana Bandeira e Mauana Radavelli (INIS/Seduc/Recicla Itajaí). O diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Luis Fernando Sanni, falou sobre “Consumo e descarte consciente nas Unidades de Saúde”. Já a coordenadora de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Médelin Pitrez dos Santos, compartilhou os resultados do mutirão Juntos Pelo Rio Itajaí.
 
A mesa de abertura ainda contou com a presença do Superintendente do Porto, Fábio da Veiga; do chefe de gabinete do prefeito, Giovani Alberto Testoni. Da Veiga destacou o porto como vencedor de prêmios de desempenho ambiental, enquanto Testoni aproveitou a oportunidade para ressaltar como o tema sustentabilidade permanece sempre entre as pautas mais importantes do governo municipal.
 
O evento de abertura foi realizado no auditório da Superintendência do Porto e também foi transmitido em tempo real pelo Instagram @semasaitajai.
 
A programação da Semana da Água segue nesta terça-feira (20) com a palestra “PreservAÇÃO da Água”, realizada pelo Semasa, na Univali, e direcionada aos alunos dos 2º anos do Colégio de Aplicação (CAU). Simultaneamente, ocorre a talk com signatários do Comitê Itajaí do Movimento ODS SC, com a temática “Agricultura Orgânica e Sustentabilidade”, conduzida pelo produtor rural da Granja Campos, Alessandro da Silva Campos.
 
A Semana da Água foi instituída por lei em Itajaí, em 1999, como uma campanha educativa e de cidadania. Nesta edição de 2022, o tema é a “Segurança hídrica e mudanças climáticas: o que é preciso saber?” e a programação segue até sexta-feira (23).
 
O projeto “Escola no Porto”, que realiza visitas guiadas, ainda está aceitando agendamentos pelo e-mail meioambiente@portoitajai.com.br

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS