sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/09/2022 | 14:39

Nômade digital: o que é essa nova tendência da geração atual?

Quem diria que o termo "nômade", utilizado na história para designar pessoas que não possuem habitações fixas, se tornaria tão popular entre a nova geração, não é mesmo? Ainda mais quando é para designar um novo modelo de trabalho, com um profissional, até então, atípico: o nômade digital, uma herança da reforma tecnológica mundial que permite que as pessoas façam suas próprias carreiras sem sair de casa, usando somente seus computadores e celulares.
        Com a pandemia da Covid-19, o brasileiro descobriu o conforto e o maior bem-estar que é trabalhar da própria casa, fazendo o famoso "home-office", mas, melhor que isso, muitos profissionais descobriram que podem exercer seu trabalho de qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma conexão com a internet. Estes são os famosos nômades digitais. Eles recebem suas demandas online, fazem o próprio horário, em qualquer lugar e realizam as entregas da mesma forma.
        Apesar disso, não são todas as empresas que aceitam o modelo 100% remoto, nem são todas as profissões que podem ser exercidas à distância. Por isso, muitos profissionais decidiram trabalhar de forma autônoma e liberal, por meio de plataformas digitais ou no mercado de marketing de afiliados.
        Por exemplo, médicos e advogados passaram de início a encontrar dificuldades para se estabelecerem dentro do nomadismo digital, porque demandam atividades presenciais em hospitais, consultórios e fóruns. No entanto, profissionais liberais como arquitetos, engenheiros, psicólogos, da área da computação e da comunicação, encontraram uma forma de fazer as entregas de forma completamente remota e viver a vida nômade, podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo.
        As vantagens não param por aí: o nômade digital traz um benefício que a nova geração aprecia, e muito: a liberdade de viver, conhecer novas culturas e lugares, enquanto trabalha e ganha dinheiro, o que é facilitado por aplicativos como o AirBNB e o Buser, que permitem, respectivamente, boas hospedagens no mundo todo e transportes acessíveis para vários locais.
Além disso, o fato de ser "dono da própria carreira", faz com que ele defina quantas e quais horas do dia quer trabalhar. Quer trabalhar pela manhã e curtir uma praia de tarde? Pode! Quer dormir até meio-dia e trabalhar na madrugada? Sem problemas!
Muitos desses profissionais também perceberam que sua remuneração como nômades digitais acabam por ser maiores, do que mantendo o formato de trabalho que tinham antes, abrangendo um raio maior de clientes a serem atendidos, principalmente com o apoio de aplicativos especializados em gerar renda para nômades digitais, como a Blitzpay, plataforma para vendas de cursos e outros produtos digitais, que disponibiliza as melhores ferramentas para seus produtores, com uma proposta financeira altamente atrativa quando comparada aos concorrentes.
 
Afinal, como ser um nômade digital?
        Se você pensa em se tornar um nômade digital, primeiramente, se prepare para viver grandes momentos de liberdade na sua vida! E então, siga os passos abaixo:
 
1. Identifique como sua profissão atual pode ser colocada em prática: o nômade digital não tem presença física no trabalho. Veja como você pode entregar suas demandas de forma online ou então, pense em formas de criar negócio online. Se você é médico, por exemplo, sua consulta pode ser feita completamente online? Se sim, já tem um grande caminho andado. Se não, pense em alternativas como infoprodutos relacionados a sua especialidade para serem comercializados.
2. Pense na remuneração: faça um planejamento financeiro para manter o seu padrão de vida, caso esteja saindo de um emprego para começar a vida de nômade digital. Procure as melhores plataformas para exercer o seu trabalho, como a Blitzpay, que tem uma taxa de 6.5% a cada venda, sem valores adicionais, enquanto a principal concorrente cobra 9.9% do valor mais R$ 1 por produto vendido, cobrança considerada alta no mercado.
3. Defina sua atuação: já que você não terá um endereço físico, pense onde será o seu "endereço online". Opte por usar e abusar das estratégias de marketing digital nas redes sociais, enquanto, no offline, você curte os locais do mundo que sempre quis conhecer ou então, aproveita para passar mais tempo com amigos, familiares e pessoas queridas.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS