sábado, 20 de abril de 2024
Geral
13/09/2022 | 14:35

34ª Marejada reforça compromissos com a sustentabilidade e a inclusão

Faltam menos de 30 dias para a maior festa do pescado do Brasil. A 34ª edição da Marejada ocorrerá de 06 a 23 de outubro, no Centreventos de Itajaí. Consolidado no calendário das festas de outubro em Santa Catarina, o evento reunirá música, gastronomia, diversão e cultura para toda família durante 18 dias de programação. Neste ano, a festa reforça os conceitos de sustentabilidade e acessibilidade, que garantiram o sucesso das últimas três edições.
 
A 34ª Marejada também estará maior. As atrações ocuparão em torno de 80% do terreno do Centreventos. O bicicletário gratuito terá o dobro de vagas e o parque infantil contará com ainda mais opções para diversão das crianças.
 
“A Marejada se tornou uma festa familiar, inclusiva e sustentável, que se renova e se reinventa a cada ano. Após esse período de pandemia, estamos retomando os eventos no município e queremos reforçar os conceitos que destacam a Marejada entre as festas de outubro e a tornam uma das maiores festas públicas do país. Serão 18 dias com muitas novidades e tudo que o público mais gosta”, ressalta o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.
 
Zero plástico
 
A sustentabilidade é um dos maiores pilares da Marejada e fortalece o compromisso de Itajaí com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O uso de copos ecológicos evitou o descarte de 400 mil copos plásticos na última edição e seguirá em 2022 com novos modelos para garantia de um evento zero plástico. O visitante poderá devolver o copo no fim do evento e recuperar o dinheiro investido, ou guardar a lembrança como souvenir.
 
Além disso, a festa adotará a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas do evento, reforçará a destinação correta do óleo de cozinha e manterá o uso de embalagens de papel como medidas ecológicas. A 34ª Marejada também permanecerá como um dos únicos eventos públicos do país a distribuir água gratuita – desta vez, o Semasa assumirá a distribuição para os visitantes.
 
Outra ação promovida para fomento da sustentabilidade é o 2º Fórum Kids. O objetivo é conscientizar as crianças sobre redução do plástico e preservação do meio ambiente. A ação deve alcançar cerca de 1.000 estudantes da Rede Municipal de Ensino em três sessões previstas para essa edição.
 
Compromisso com a acessibilidade
 
A Marejada também será 100% acessível para a população através do Plano de Acessibilidade, elaborado em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). Durante a festa haverá: balcão de acessibilidade, audiodescrição, postagens inclusivas nas redes sociais, banheiros acessíveis, mesa tátil, equipe de libras e estacionamento para dar autonomia e segurança às pessoas com deficiência.
 
Essas ações reforçam o compromisso do evento com a inclusão social. Em 2019, graças às medidas adotadas, a Marejada ficou em segundo lugar no Prêmio Nacional do Ministério do Turismo, na categoria Turismo Social.
 
Gastronomia, diversão e apresentações culturais
 
Uma das principais atrações da festa é a valorização da gastronomia, que ganha ainda mais destaque nesta 34ª edição. Serão 10 restaurantes com pratos exclusivos, como a tradicional sardinha na brasa, paella, bolinho de bacalhau, camarão, opções sem frutos do mar e muito mais. A Tasca Portuguesa, que serve pratos típicos de Portugal, é outra atração para o público. O chopp oficial é Germânia e haverá a participação de seis cervejarias artesanais de Itajaí.
 
As mais de 100 atrações musicais e apresentações de dança garantirão entretenimento para todos os públicos. Ao todo, dois palcos serão montados no evento. Além disso, haverá espaço com artesanato e a presença do Marejão e da Marejoa, mascotes oficiais do evento.
 
A 34ª Marejada ocorrerá de 06 a 23 de outubro de 2022. Nos dias de semana, a festa funcionará das 18h às 24h, e nos fins de semana das 10h às 24h. No último dia, o evento encerra às 20h. A entrada é gratuita.
 
Acesse o site marejada.itajai.sc.gov.br e saiba mais. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS