quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/09/2022 | 11:02

Celular roubado? Saiba como utilizar o IMEI

Você sabia que o IMEI é um dos vários mecanismos de segurança presentes nos celulares? Considerado o CPF do aparelho, ele é um código de identificação único, que funciona como uma impressão digital de cada dispositivo. 
 
É a partir dessa codificação única que cada aparelho é identificado e que medidas cabíveis podem ser tomadas diante de algumas situações, como em caso de perda ou roubo do celular.
Muito além de um simples código, o IMEI possui diversas finalidades e tem um papel muito importante para a segurança do aparelho.
 
O que é IMEI?
 
O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é a sigla para “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Ou seja, é um código que identifica os aparelhos móveis e torna cada um deles único.
 
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) define o IMEI como um código numérico único e global, capaz de identificar celulares internacionalmente. 
 
Talvez você não tenha reparado, mas o código aparece nas especificações dos celulares, inclusive na caixa do produto. Aqui no Brasil, esse padrão é usado na fabricação de todos os aparelhos, sendo composto apenas por números e aplicado em dispositivos com conexão de rede de telefonia móvel.
 
Esse padrão passou a ser utilizado desde que a tecnologia GSM foi implantada nos aparelhos. Isso porque ela trouxe a possibilidade de armazenar dados em chips GSM e de realizar a portabilidade entre operadoras.
 
Qual é a funcionalidade do IMEI?
 
A principal função do IMEI é identificar cada aparelho móvel. Tendo essa possibilidade, os códigos podem ser utilizados, junto com o número de série, para diversas finalidades, como para resolver problemas de funcionamento, relacionados à fabricação, assim como para que o usuário possa desfrutar do período de garantia. 
 
Com eles, o fabricante do aparelho sabe que aquele dispositivo não foi trocado pelo usuário ao solicitar conserto dentro do período de garantia, por exemplo. Além disso, eles permitem registrar no banco de dados da empresa os reparos realizados.
 
O IMEI também é muito útil para a segurança dos usuários. Por meio dele, também é possível registrar um Boletim de Ocorrência no caso de perda ou roubo do aparelho, acompanhado do número de série. Dessa forma, se a polícia encontrar um dispositivo móvel com o código registrado em seu banco de dados, saberá que há uma queixa aberta. 
 
Além do registro na base de dados da polícia, o IMEI também pode ser usado para bloquear as principais funções do aparelho, tornando-o praticamente inutilizável. Com o bloqueio, o dispositivo não pode mais fazer ou receber ligações, acessar a internet, trocar mensagens, entre outras funcionalidades. 
 
Ou seja, impede que o celular seja vendido no mercado ilegal ou de que outras pessoas tenham acesso a dados importantes presentes no dispositivo. 
 
Por último, se você precisa provar que o celular é seu, é possível fazer essa comprovação a partir do código IMEI do dispositivo.
 
Como descobrir o IMEI do celular?
 
Para que você possa contar com a segurança do código, é fundamental saber qual é o IMEI do celular. Há diversas formas de descobrir a sequência de identificação, as mais simples são:
conferir a nota fiscal de compra ou a caixa do aparelho;
procurar na bateria do celular ou na parte traseira do dispositivo;
buscar o IMEI no menu de configurações;
ligar para *#06# com o celular.
Depois de descobrir o IMEI do celular, é importante manter essa informação guardada em um local seguro para que você possa consultá-la caso seja roubado, furtado ou tenha perdido o aparelho. Assim, poderá realizar o bloqueio e registrar o BO em uma delegacia de polícia.
 
Como consultar a situação do IMEI na Anatel?
 
Se você pretende comprar um celular usado ou importado, saber a situação do IMEI é fundamental para que você não adquira um aparelho ilegal. Nesse caso, você pode realizar essa consulta por meio do site da Anatel. Veja a seguir o passo a passo:
Acesse o site para consulta do IMEI;
Clique em “Verificar Situação”;
Clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”;
Insira o código IMEI na caixa correspondente;
Marque a caixa “Não sou um robô;
Clique em “Consultar” para saber a situação do IMEI.
Agora é só conferir o que aparece na tela. Se o IMEI for regular, aparecerá essa informação em sua consulta. 
 
Como bloquear o celular pelo IMEI?
 
Para finalizar, vamos explicar como o bloqueio do celular pelo IMEI pode ser realizado. Primeiro, você precisa saber que os dispositivos com mais de um chip também possuem mais de um código. O que significa que você precisará bloquear todos os IMEI para garantir que o aparelho esteja completamente bloqueado.
Veja a seguir o passo a passo para bloquear o celular a partir do IMEI:
Vá até uma delegacia de polícia com o número do IMEI e registre um Boletim de Ocorrência;
Depois de registrar o BO, ligue para a operadora e solicite o bloqueio do chip e do aparelho;
Provavelmente, o atendente solicitará o envio de uma cópia do BO para concluir o procedimento de bloqueio.
Feito isso, o aparelho será bloqueado e ficará inutilizável, o que inviabilizará a sua comercialização no mercado ilegal. 
 
Viu só como o IMEI é importante para a segurança dos usuários? Além disso, o código é essencial para garantir que os aparelhos não sejam comercializados no mercado ilegal ou irregular.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS