quinta, 18 de abril de 2024
Cultura
01/09/2022 | 17:41

Festival de Música de Itajaí terá quatro workshops gratuitos e abertos ao público

Diálogos sobre carreira artística, questões do mercado musical, trajetórias, gestão de grandes grupos e processos criativos integram a programação do 24º Festival de Música de Itajaí. Haverá quatro workshops, de segunda (05) a quinta-feira (08), todos a partir das 10h, no Palco Fernando das Neves, localizado no pátio da Casa da Cultura Dide Brandão. A entrada é franca e a participação aberta aos interessados.
 
Segunda-feira (05) o bate-papo será com o maestro Jeferson Della Rocca. Ele falará sobre organização, funcionamento e financiamento de grandes grupos musicais. O convidado é fundador, maestro e diretor artístico da Camerata Florianópolis. Como maestro, realizou com a Camerata mais de 650 concertos em Santa Catarina, outros Estados do Brasil e países da Europa. Cumpre um importante papel no incentivo à composição erudita contemporânea, bem como em projetos de aproximação da música erudita com gêneros populares.
 
O Grupo Livre de Percussão (GLiP) ministra o workshop de terça-feira (06). No encontro, estará em pauta o trabalho desenvolvido pelo GLiP em Santa Catarina e a atuação profissional de seus integrantes. O workshop será no formato de bate-papo, com interações com o público sobre aspectos práticos e curiosidades sobre o repertório e composições para grupo de percussão. André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Rodrigo Paiva, músicos experientes e com diferentes formações musicais, integram o grupo. O gênero é instrumental percussivo e o repertório do GLiP transita com fluidez entre um festival de jazz e a sala de aula da educação infantil.
 
Na quarta-feira (07), Venâncio Domingos Neto (Vê Domingos), compositor premiado, letrista nato e artista visual, conduz o workshop “Alinhamento”. A proposta pretende despertar um alinhamento com a história autoral pessoal, abordará a subjetividade de processos criativos e provocará um aprofundamento da sensibilidade. Traçará ainda um duelo entre as técnicas de composição como: linguagens, estéticas sonoras, gramática com a poética e uma busca da escrita que transforma sentimentos verdadeiros em música.
 
Encerrando o quarteto de workshops desta edição do festival, na quinta-feira (08) acontece o workshop e lançamento de “Ritmos Brasileiros em Forma de Rudimentos”, com o baterista e percussionista Robertinho Silva (RJ), o baterista e professor Mario Jr (SC) e o escritor e historiador André Soltau (SC). Eles falarão sobre o processo de criação deste método por Robertinho Silva, sobre a pesquisa da sua história, a transcrição dos exercícios criados por ele, e sobre a construção das narrativas pelos autores. Numa performance percussiva, Robertinho e Mario Jr, acompanhados dos convidados especiais Carlinhos Ribeiro e Jean Boca, apresentarão ao público a diversidade rítmica brasileira, com texturas sonoras, improvisação e diálogo artístico, colocando a percussão artisticamente em primeiro plano.
 
Confira a programação dos workshops do 24º Festival de Música de Itajaí:
 
05/09 – 10h
Workshop Organização, funcionamento e financiamento de grandes grupos musicais
Maestro Jeferson Della Rocca - Palco Fernando das Neves (Pátio da Casa da Cultura)
 
06/09 – 10h
Trajetória, trabalho desenvolvido em SC e atuação profissional de seus integrantes
GLiP (Grupo Livre de Percussão) - Palco Fernando das Neves (Pátio da Casa da Cultura)
 
07/09 – 10h
Workshop Alinhamento (Processo criativo / composição)
Vê Domingos - Palco Fernando das Neves (Pátio da Casa da Cultura)
 
08/09 – 10h
Ritmos Brasileiros em Forma de Rudimentos
Robertinho Silva, Mario Jr e André Soltau
Participação especial: Carlinhos Ribeiro e Jean Boca - Palco Fernando das Neves (Pátio da Casa da Cultura)

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS