sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/08/2022 | 15:12

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é certificada como Patrimônio Imaterial de SC

A partir de agora a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que em 2022 completou 126 anos de existência, passou a ser reconhecida oficialmente como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina. 
 
A entrega do Certificado de Registro da Festa ocorreu na sexta-feira (26/08), na Igreja Matriz, durante a Missa de Ação de Graças em homenagem ao aniversário de 60 anos do Município e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: o prefeito Liba Fronza, o pároco Eduardo Bastos, o bispo Dom Rafael e do presidente da Fundação Catarinense de Cultura Edson Lemos e da analista em Cultura do Estado Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro.
 
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, em janeiro de 2017 a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes havia recebido a homologação de registro como Patrimônio Imaterial de Navegantes e em 2018 houve uma mobilização por parte da Fundação Cultural e da Paróquia para conseguir o registro Estadual.
 
“Entregamos um dossiê completo, com fotos e vídeos da festa. Após um longo período de análise e tramitação do processo de registro, a Fundação Catarinense de Cultura emitiu este ano o parecer favorável ao registro da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina”, conta o secretário, destacando que este é um importante reconhecimento, pois a festa é uma manifestação cultural relevante para todo o Estado. “A realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma salvaguarda da história e cultura do povo navegantino”, enfatiza o superintendente.
 
 
O que é Patrimônio Imaterial?
Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003. Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. (fonte: Wikipédia)

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS