sexta, 29 de março de 2024
Política
26/08/2022 | 09:53

SC tem quatro parlamentares eleitos na maior premiação política do país

Caroline de Toni (PL/SC) e Jorginho Mello (PL/SC) estão entre os melhores parlamentares das categorias “Melhores da Câmara” e “Melhores do Senado”, do Prêmio Congresso Em Foco, divulgado nesta quinta (25), em Brasília. Carmen Zanoto (Cidadania/SC) foi uma das deputadas mais bem avaliadas pelo júri especializado e Dário Berger (PSB) foi eleito o melhor na categoria especial “Defesa da Educação”. Assim como nas outras edições, os premiados foram eleitos pelo voto popular na internet, imprensa e júri especializado. 
 
A votação popular pela internet teve quase 2,5 milhões de votos. O senador Marcos Rogério (PL/RO) e a deputada Carla Zambelli (PL/SP) foram anunciados como os melhores do parlamento. Veja aqui quem foram os vencedores. 
A cerimônia de entrega da premiação foi realizada nesta quinta (25) com a presença de parlamentares de todo o país, da imprensa e convidados. Os anfitriões da noite foram a jornalista e sócia-diretora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins, e o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, que destacaram a importância da defesa da democracia neste momento decisivo da história nacional, que se aproxima das eleições. 
 
“Em um ano tão emblemático, o Congresso em Foco evidencia a importância da democracia para o futuro do Brasil, a valorização da diversidade de opiniões, o respeito aos resultados eleitorais e a convivência respeitosa entre os adversários”, ressaltou Sylvio Costa. 
 
Categorias 
 
Além dos parlamentares que se destacaram como “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, foram premiados os representantes do governo que atuaram em defesa do meio ambiente, transporte e educação. A categoria de “Clima e Sustentabilidade” teve patrocínio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). A votação foi aberta ao público, que votou pela internet durante todo o mês de julho, e contou também com a avaliação técnica de um júri especializado. 
 
A “Defesa da Educação”, promovida pelo Projeto Todos pela Educação, teve o objetivo de premiar os parlamentares que tiveram maior envolvimento com a melhoria do ensino no país; e a “Defesa da Liberdade no Transporte”, apoiada pela Buser foi concedida aos parlamentares que atuaram em favor do uso de novas tecnologias para a modernização do setor de transporte rodoviário de passageiros.
 
“O júri é constituído por um grupo seleto, formado por pessoas que participam de forma direta e indireta das atividades do legislativo federal, entre eles formadores de opinião e jornalistas. A votação é virtual e tem um acompanhamento rigoroso de especialistas em segurança digital para evitar manipulação”, explica o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa. O jornalista destaca, ainda, o caráter democrático plural na definição dos premiados.
 
A votação via internet foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
 
O Prêmio Congresso em Foco foi criado, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.
 
Apoiadores 
 
Apoiam esta 15ª edição do prêmio a Buser, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Todos Pela Educação, além do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).
 
Também estão entre os parceiros a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a BMJ Consultores Associados, a Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC). 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS