quinta, 28 de março de 2024
Eleições
23/08/2022 | 18:32

Confira a ordem de votação nas Eleições Gerais de 2022

No pleito eleitoral deste ano, em que o primeiro turno ocorre dia 2 de outubro, o eleitor deve estar atento para a ordem de votação a fim de que não haja qualquer equívoco no momento de escolher seus representantes. Cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo – Governador e Presidente da República – e três no âmbito do poder Legislativo – Deputado Federal, Estadual e Senador.
 
Na hora da votação, é importante ter atenção na ordem estabelecida pelo Congresso Nacional, iniciando para os cargos do poder Legislativo: 
 
Deputado Federal: é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato;
Deputado Estadual: vem na sequência, com 5 dígitos;
Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar 3 dígitos;
Governador e Vice-Governador: 2 dígitos;
Presidente e Vice-Presidente da República: também 2 dígitos.
Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabina de votação. E a novidade para estas Eleições Gerais de 2022 é que, para auxiliá-lo nesse momento, os mesários terão acesso à movimentação do teclado da urna – não ao voto – podendo identificar se há alguma inversão na ordem definida para o escrutínio.
 
Para dirimir quaisquer dúvidas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um assistente virtual - Chat Bot, criado em parceria com o WhatsApp, visando promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do Chat Bot é (61) 9637-1078.
 
Assista também ao vídeo explicativo sobre a ordem de votação, disponível no canal do TRE-SC no YouTube.
 
Para evitar erros no dia 2 de outubro, acesse o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022.
 
Por Renata Queiroz
 
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS