quinta, 18 de abril de 2024
Cultura
12/08/2022 | 15:07

24º Festival de Música de Itajaí terá oito dias de programação 100% gratuita

Itajaí se prepara para a 24ª edição do Festival de Música, que ocorre anualmente e consagra a cidade como polo e referência de discussão, formação e produção musical. Neste ano, o evento ocorrerá de 03 a 10 de setembro, com programação 100% gratuita. No período, haverá 23 oficinas, 04 workshops e 20 shows, além das apresentações da “Hora da Sineta”, jam sessions e rodas de choro, tudo com envolvimento de artistas da região e de músicos renomados no país e internacionalmente.
 
Considerado uma das maiores e mais tradicionais mostras musicais do Brasil, o Festival de Música de Itajaí busca contemplar a formação e qualificação dos músicos participantes. Paralelo a isto, questões latentes do mercado musical pautam as discussões dos workshops.
 
Esta edição marca o retorno das atividades presenciais e tem como novidade os locais dos shows, que serão na rua, em estruturas cobertas montadas no Centro de Itajaí, entre a Praça da Igreja Matriz, Praça Arno Bauer, Casa da Cultura Dide Brandão e o Centro de Cultura Popular - Mercado Público.
 
Este ano, pela primeira vez, artistas de Itajaí vão dividir o palco com artistas convidados da cena nacional. Além disso, três palcos do evento homenagearão artistas falecidos que se apresentaram, participaram de atividades formativas e deixaram sua marca no festival. Na Praça da Igreja Matriz estará o Palco Elza Soares (cantora e compositora, 1930-2022). Já a Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, contará com o Palco Arthur Maia (baixista e compositor, 1962-2018). No pátio interno da Casa da Cultura será montado o Palco Fernando das Neves (Fernandinho - guitarrista e egresso do Conservatório de Música Popular de Itajaí, 1988-2022).
 
“É um ato de engajar a cidade toda neste evento já tradicional e que este ano acontece, de forma inédita, integralmente com programação gratuita. Todos os shows serão na rua, no intuito de promover a formação de plateia, envolver artistas, produtores e a comunidade na linguagem da música em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica”, ressalta Normélio Weber, superintendente administrativo das Fundações.
 
O 24º Festival de Música é uma realização da Fundação Cultural e Município de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e a Câmara Setorial de Música de Itajaí, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS