quinta, 28 de março de 2024
Educação
27/07/2022 | 23:15

Escola de Campo Maria do Carmo Vieira participa de projeto sobre meio ambiente e saúde

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), através da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (Cttmar), gera frutos na Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, da Baía. Através do projeto “Educação para Transformação - Meio Ambiente e Saúde”, 40 alunos da Educação Integral apreendem lições ligadas à agroecologia, alimentação saudável, agricultura sustentável, economia e biodiversidade. Todas as ações são articuladas com o projeto Horta na Escola, desenvolvido na unidade desde 2016. O projeto também conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, que faz as doações de mudas, sementes e adubos, e da Epagri, responsável pela análise do solo no local. Os alimentos produzidos na horta escolar já servem refeições para as famílias da comunidade. Atualmente, cerca de 50% das unidades da Rede Municipal de Ensino contam com hortas escolares.
 
Na prática, desde o início do projeto no mês de junho, os estudantes participam de formações e recebem orientações sobre a consolidação de práticas sustentáveis, com sensibilização socioambiental sobre os benefícios da agroecologia e malefícios causados pelos agrotóxicos. Também aprendem sobre a implementação de práticas de compostagem e hortas socioeducativas comunitárias sustentáveis, fortalecendo a segurança alimentar.
 
Na última quarta-feira (20), 19 alunos, sete professores e a diretora da Escola de Campo foram a Blumenau para uma visita técnica, acompanhados das professoras da Univali proponentes do projeto. O grupo visitou a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay (EBMVT), unidade certificada como criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Uma escola criativa e inovadora é aquela que prioriza a formação de todos que fazem parte dela e é comprometida com a sustentabilidade. Após uma roda de conversa com os professores e alunos da unidade de ensino, o grupo de Itajaí fez um tour pelos espaços da escola - hortas, canteiros, bosques e salas revestidas com caixas de leite para maior conforto térmico.
 
“Foi visível o interesse e o envolvimento de todos os participantes durante a atividade teórico-prática. Muitas perguntas realizadas e a alegria dos alunos em relacionarem o que viram e ouviram com as atividades desenvolvidas pelo Projeto Horta na Escola”, destacou a diretora da Escola de Campo, Magali Rogge.
 
“Tudo isso está inserido dentro do objetivo geral do nosso projeto de Extensão, que é promover a educação integral em saúde e meio ambiente para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura sustentável, estimulando a participação cidadã como estratégia para a transformação e autonomia. E os objetivos do projeto de extensão estão alinhados ao objetivo do projeto Horta na Escola, que é integrar os diversos tipos de recursos e aprendizagem ao dia a dia da escola, gerando fonte de pesquisa e observação por parte dos educadores e educandos. Nossa intenção é expandir o projeto para outras unidades municipais de ensino”, informou a professora da Univali, Yára Christina Cesário Pereira.

Fonte: SECOM Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS