sexta, 29 de março de 2024
Cultura
28/06/2022 | 09:31

Noite dos Candelabros ocorre na Igreja Imaculada Conceição nesta semana

A 20ªedição da Noite dos Candelabros, evento tradicional na cidade de Itajaí, ocorrerá nos últimos dias da programação comemorativa aos 162 anos do Município. O evento será na Igreja Imaculada Conceição em duas noites: na quarta (29) e na quinta-feira (30), às 20h. O concerto contará com a participação do Grupo de Cordas do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e de quatro coros. A entrada é franca.
 
Entre os coros participantes estão: Coro Carpe Diem, Coral Villa-Lobos, Coro da Câmara de Vereadores de Itajaí e Coro Vozes do Vale. Os grupos interpretarão peças musicais sacras, eruditas e populares. A música Aleluia, de Handel, será apresentada pelos quatro coros, com acompanhamento do Grupo de Cordas.
 
A Noite dos Candelabros surgiu no Festival de Inverno, em 1970. Na ocasião, era oferecida uma noite de corais com velas nos candelabros. Desde então, em períodos intercalados, 19 edições já foram realizadas, encantando o público. A última apresentação ocorreu em 2019, com interrupção nos últimos dois anos por conta da pandemia. O evento foi organizado, em quase todas as edições, na Igreja Imaculada Conceição ou Igrejinha Velha, como é popularmente conhecida pelos itajaienses.
 
“A população já espera pela Noite dos Candelabros, um evento histórico e tradicional, que reúne grupos da cidade, emocionando o público presente pela sonoridade e estética apresentadas”, comenta o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber.
 
Sobre os grupos participantes
 
A Associação Coral Villa-Lobos foi fundada em 1974. Teve como regente, até 2021, o maestro Jair Maciel Rosa (in memorian). Hoje está sob a regência de Alberto Damian Montiel, com acompanhamento do pianista Jonathan Rocha. O grupo participa de eventos tradicionais da cidade e região, a exemplo do projeto Música no Museu e o Natal EnCanto. Na Noite dos Candelabros, o coral interpretará as canções Prece ao Vento (Fernando Mendes), Ave Verum (Wolfang Amadeus Mozart) e The Ground (Olá Gjeilo).
 
O Coro Carpe Diem, fundado em 1986, é uma iniciativa de Emmanuel Osiris Sezerino, apoiada por seus pais: Carmen Pitz Sezerino e Paulo Sezerino. Em 1992, foi convidado e cumpriu as metas para ingressar na Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Seu repertório é constantemente renovado em função de suas múltiplas participações em diversas ligas e associações de canto coral. É formado atualmente por 20 cantores, sob a regência, desde a fundação, do maestro Paulo Sezerino. O grupo apresentará no evento Capiciata a Tré Voci (Adriano Banchieri), Go Down, Moses (Negro Spiritual – Tema Bíblico) e Ave Maria (Tomás Luís de Victória).
 
O Coral da Câmara de Vereadores busca proporcionar a servidores ativos, inativos e vereadores uma atividade de integração com o Legislativo Municipal, além de proporcionar à cidade mais uma opção cultural. A participação no coral é voluntária e o grupo representa o Legislativo Municipal em solenidades diversas e atos cívicos de Itajaí. As atividades do Coral da Câmara foram regulamentadas pela Resolução Nº 576/2017. A regência do coral está sob responsabilidade de Paulo Roberto Domingos. Nesta edição da Noite dos Candelabros, o coral apresentará as músicas Conquistando o Impossível (Beno César e Solange de César), Doce é Sentir (Jean Marie Benjamin e RizOrtolani), e Enquanto Houver Sol (Sérgio Brito), acompanhados pelo músico Rafael Petry.
 
O Coro Vozes do Vale foi criado em março de 1994, por Henrique Antônio Effting, que reuniu um grupo de amigos e fundou a Associação Coral Vozes do Vale, inicialmente um coro litúrgico católico. Posteriormente, foram acrescentadas ao repertório músicas de diferentes estilos e, nos dias atuais, o grupo interpreta preferencialmente música clássica: ópera, música sacra erudita e canções  antigas. Até 2021, foi regido por Nilton Silva, vítima da Covid-19. Atualmente, é composto por 30 cantores, sob a regência do maestro Fernando de Carli. O coro apresentará, sob acompanhamento o pianista Guilherme Amaral, as músicas Laudate Dominum (Mozart), Kyrie (Missa da Coroação – Mozart) e GliAranciOllezano (Coro de entrada da Ópera Cavalleria Rusticana – Mascagni).
 
Já o Grupo de Cordas do Conservatório de Música de Itajaí tem o intuito de prover aos alunos a oportunidade de representar a instituição nas mais diversas situações. Além disso, proporciona a seus integrantes a experiência profissional de seu ofício. O grupo foi idealizado a partir da implantação dos cursos de violino, viola e contrabaixo acústico no conservatório, em 2020. Está sob direção musical e coordenação do músico e professor, Daniele Girardello. O grupo tocará peças de Vivaldi, Bach e Chiquinha Gonzaga.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS