quinta, 18 de abril de 2024
Economia
22/06/2022 | 17:58

Porto de Itajaí recebe sua quarta atracação de navio Roll on Roll off

Na manhã desta quarta-feira (22), o navio de cargas Roll On Roll Off "CALIFORNIA HIGHWAY", atracou no cais público (berço 03) do Porto de Itajaí, trazendo a bordo 737 veículos importados da montadora alemã, com diversos modelos BMW e um veículo Mustang da Consignatária, SUNTRANS Logística Brasil.
 
Com procedência do Porto de Cartagena, na Colômbia, o navio Califórnia Highway tem bandeira do Panamá, e possui 199,97 metros de comprimento, por 32,26 metros de boca (largura) para transportar cargas sobre rodas.
 
De acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, entre 736 unidades da montadora alemã, BMW, e ainda com a única unidade (Mustang), da Consignatária SUNTRANS Logística do Brasil, o peso total dos veículos que foram transportados até o porto de Itajaí, são de 1.477.292,00 quilos. Ao desatracar do cais público (berço 03), a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao porto de Paranaguá (PR), onde conclui sua última escala.
 
O navio, "Califórnia Highway”, pertence a companhia de transporte oceânico, Armador K-LINE, originária do Japão. No porto de Itajaí, a operação desse tipo tem previsão para ser mensal.
 
A última atracação com esse sistema foi realizada no dia 25 de maio, com o navio FLORIDA HIGHWAY. Por se tratarem de nomes comuns, as duas embarcações também executam o mesmo sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos por meio de uma rampa elevatória.
 
Durante a descida dos carros até o pátio, a operação pode levar até cinco horas, dependendo da quantidade de veículos a serem retirados de dentro da embarcação.
 
“Neste mês de junho, o Porto de Itajaí realiza sua quarta atracação com navio Roll On Roll Off. Uma operação logística complexa, mas que também serve para equiparar nossa operação com os demais portos brasileiros que aderem esse sistema. Diretamente da área pública, os veículos da montadora saem cuidadosamente onde são conduzidos por agentes da área portuária. Trata-se de uma união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional. Pretendemos continuar recebendo mais veículos se utilizando deste tipo de operação”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
 
Após o desembarque, os veículos são deslocados para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde são vistoriados.  Em seguida, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, e destinados para outras cidades e estados do país.
 
“É com muito orgulho e satisfação que o Porto de Itajaí adere a este tipo de sistema. Hoje já somos referência nacional neste tipo de operação, e, considera-se também, o desempenho logístico necessário para algo deste porte. Essa operação colabora para intensificar a economia regional, estadual e nacional. Como não se pode deixar de considerar, essa operação se dá com a ajuda de todo um trabalho em equipe, desenvolvido com capacitação, atenção e comprometimento.”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS