quinta, 28 de março de 2024
Eleições
13/06/2022 | 16:57

Mês de junho marca o aniversário da Justiça Eleitoral

O mês de junho marca duas datas importantes na história da Justiça Eleitoral. Criada em 13 de junho de 1932 e extinta no ano de 1937 pelo Estado Novo, retomou oficialmente suas atividades 13 anos depois, em 7 de junho de 1945. Neste ano são comemorados, portanto, 77 anos de atuação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na história política do estado.
 
Sob a presidência do desembargador Erico Ennes Torres, o TRE-SC teve seu funcionamento provisório na parte superior do prédio da Prefeitura de Florianópolis. Com sua reinstalação, em 1945, foi inaugurada a primeira sede no centro da cidade. Ao longo desses 77 anos a Justiça Eleitoral catarinense garante a incontestabilidade do direito ao voto e a seriedade e transparência do pleito, além de ser destaque nacional pelo pioneirismo em ações relacionadas ao processo eleitoral.
 
Evolução das Zonas Eleitorais
 
Em comemoração à data, e com o objetivo de recuperar e difundir a história institucional da Justiça Eleitoral catarinense, a Coordenadoria de Gestão da Informação do TRE-SC acaba de publicar a pesquisa de evolução das Zonas Eleitorais que, nesta nova edição, contém a evolução da composição das zonas ao longo de sua existência.
 
“A pesquisa é inédita e sua relevância está na contribuição para o acesso às informações sobre eleitores e candidatos desde épocas remotas, visto que apresenta a composição das zonas em diferentes períodos. Além disso, a pesquisa expande o serviço de difusão da Seção de Arquivo que, desta forma, cumpre sua função social”, diz Sandra Buth Zanon, chefe da Seção de Arquivo do TRE-SC.
 
Em 2022, ano em se comemora os 90 anos da Justiça Eleitoral, a Comissão de Gestão da Memória do TRE-SC inseriu na Galeria de Presidentes os dois primeiros presidentes do Tribunal, do período da primeira instalação, os desembargadores Erico Ennes Torres e Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho.
 
A pesquisa de evolução das Zonas Eleitorais, e a Galeria de Presidentes, estão disponíveis na página da Memória no site do TRE-SC. Clique e confira.  
 
Por Manoela Pinheiro, com informações da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI)
 
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS