sexta, 19 de abril de 2024
Meio Ambiente
03/06/2022 | 18:35

Semana do Meio Ambiente aborda sobre fauna marinha da foz do rio Itajaí Açú

 
Nesta sexta-feira (03), a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, abriu espaço à comunidade para uma palestra sobre a Fauna Marinha da Foz do Rio Itajaí-Açu e debateu sobre exposição de fósseis. A proposta dá sequência à Semana do Meio Ambiente.
 
No início da tarde, a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), campi de Penha, por meio da exposição itinerante, trouxe à sede administrativa do Porto de Itajaí uma série de fósseis para análise de estrutura, como cascos de tartaruga, dentes de golfinho e crânios de albatrozes, foram alguns dos materiais disponíveis para identificação.
 
No evento ministrado pelo oceanógrafo da universidade, Jeferson Luis Dick, ocorreu a apresentação dos principais animais existentes na região, categorizados em espécies e dando destaque a répteis (tartarugas), aves (albatrozes) e mamíferos (baleias).
 
 
Durante o registro de slides, foi possível verificar o número tartarugas ameaçadas de extinção, segundo o Status de conservação do União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), demostrado por três tópicos: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo.
 
Jeferson Luis Dick contou a importância de se promover o conhecimento da fauna regional:
 
“É importante porque, à medida que nós conhecemos, passamos a ter interesse em proteger, conservar ou mesmo explorar de forma consciente. Acima de tudo, conhecer a fauna, os animais que estão presentes aqui são importantes nesse aspecto de cuidado do meio ambiente. É uma fauna linda, carismática, que tem uma grande importância ecológica. A ideia é que as pessoas possam conhecer mais isso para que elas ajudem a proteger também”, esclarece Jeferson Luiz.
 
Ao longo da apresentação, ainda foi explicada as ações de Monitoramento e Acionamento realizadas pela Univali, e os objetivos das equipes em campo. Dados de Ocorrência de espécies Migratórias e do Número Ocorrências de Encalhe de animais também foram apresentados.
 
 A Semana do Meio Ambiente, na superintendência do Porto de Itajaí, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, Trabalho e Sustentabilidade, iniciou dia 30 de maio e encerra dia 05 de junho.
 
 
Mais informações:
 
Médelin Pitrez dos Santos – Coord. COAMB (47) 3341-8065
 
*Texto e Fotos: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS