sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
03/06/2022 | 09:23

Saúde de BC alerta sobre medidas preventivas para crianças com sintomas respiratórios

Com as mudanças de estação e a chegada das baixas temperaturas, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú alerta sobre medidas preventivas para as infecções respiratórias agudas, que afetam principalmente as crianças.
 
Os prontos atendimentos pediátricos vêm sofrendo uma grande demanda de casos, desde os mais leves aos mais graves, ocasionando uma superlotação nas unidades de saúde de urgência e emergência.
 
Para evitar a propagação de doenças respiratórias e, consequentemente, a lotação das unidades, a Secretaria de Saúde recomenda a higienização constante das mãos e o uso de máscara caso apresente sintomas gripais, além de cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. Também é importante manter ambientes bem ventilados, uma alimentação saudável e tomar bastante água.
 
Os pais não devem mandar os filhos doentes para a escola, para evitar que outras crianças contraiam e levem o vírus para casa. A higiene nasal com solução fisiológica é recomendada por pediatras, pois a prática limpa as vias áreas da criança e ajuda a proteger o corpo contra bactérias e vírus.
 
É necessário manter o calendário vacinal em dia. Leve o documento com foto e a carteira de vacinação para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e atualize as vacinas. O imunizante contra a gripe estará disponível para população em geral a partir do dia 6 de junho. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
 
A Secretária da Saúde ainda orienta para que os pais só levem os filhos nos hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em caso de emergência. A prática dessas medidas preventivas auxilia na diminuição de casos de doenças respiratórias e evita a superlotação das unidades de saúde de urgência.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS