sexta, 29 de março de 2024
Meio Ambiente
Foto: Marcos Porto
27/05/2022 | 19:46

Itajaí realiza mais uma edição da Semana do Meio Ambiente

O Município de Itajaí, através do Instituto Sustentável (INIS), realiza mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. Neste ano, a programação tem como objetivo a interação da comunidade através de atividades presenciais e também de uma live. O evento gratuito inicia na próxima segunda-feira (30) e seguirá até o dia 05 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Semana do Meio Ambiente 2022 contará com trilhas guiadas no Parque Natural Municipal do Atalaia, palestras, limpeza da praia e plantio de mudas na restinga, visitas guiadas em órgãos ambientais, além de feira de doação de mudas nativas e de animais que estão abrigados na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) de Itajaí. Haverá ainda uma live com o tema "Ideias para salvar os oceanos: um diálogo intergeracional" na quarta-feira (01), às 18h, com transmissão nas redes sociais da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Semana debaterá cuidado com os oceanos

O tema central da semana é a “Década dos Oceanos”, que integra atividades e discussões propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. A intenção é proporcionar oportunidades para criar um alicerce, por meio da interface ciência-política, para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade.

“O Brasil, Santa Catarina e a nossa cidade tem papel fundamental no cuidado com os nossos oceanos, é por isso que neste ano vamos discutir mais a fundo o que podemos e devemos fazer para contribuir nessa grande estrutura”, afirma Claudiomir Pedroni, diretor de Gestão Ambiental do INIS.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 será na segunda-feira (30), às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. O evento iniciará com uma palestra que envolve a temática "Itajaí na Década dos Oceanos: potencialidades e desafios", ministrada pelo professor e palestrante Dr. Marcus Polette, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Durante toda a Semana do Meio Ambiente, o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Itajaí também abrirá as portas à comunidade para visitação da exposição “Mar Adentro – pelo combate ao lixo no mar”, organizada pela equipe do INIS. “Queremos que as pessoas que visitem a exposição e possam refletir sobre suas responsabilidades quanto aos resíduos que são depositados no mar. Nós queremos combater o despejo de lixo no mar, mas para isso precisamos orientar e conscientizar a comunidade sobre a importância de cada um contribuir e fazer a sua parte”, ressalta Marcel Di Ruzza Ferrari, oceanógrafo do CEA.

O CEA também receberá grupos e escolas para conferir uma exposição sobre a história do surf. As visitas precisam ser agendadas com antecedência pelos telefones (47) 3349-7255 e 3349-5313.

Programação inclusiva

A programação deste ano também está mais inclusiva. As atividades serão desenvolvidas juntamente com paratletas do município, alunos da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR) e com a comunidade do bairro Nossa Senhora das Graças. “Nosso desejo é que toda população possa participar de alguma forma, por isso organizamos atividades que sejam possíveis para pessoas que tem alguma dificuldade motora, de visão ou social. Assim, todos podem compreender melhor as necessidades, tornando-se agentes multiplicadores e transformadores nessa tarefa que é a preservação ambiental”, destaca Patricia Paiva de Souza, engenheira florestal do INIS.

As atividades encerrarão no domingo (05), no Parque Natural Municipal do Atalaia, com apresentação do projeto "Tartaruga de Mamão", desenvolvido por professores e alunos do IFSC. No mesmo dia, será entregue a premiação do Concurso Fotográfico Meio Ambiente.

A Semana do Meio Ambiente tem apoio das seguintes empresas e instituições: Univali, Projeto de Monitoramento de Fauna – Bacia de Santos – PMP|BS, Semasa, Porto de Itajaí, Ambiental, Recicla Itajaí, EcoLocal Brasil, CEPSUL, Mar de Ideias, IFSC, Fundação Genésio Miranda Lins, Core Case, Escola de Surf Amigos do Atalaia (ESA), Câmara de Vereadores de Itajaí, FMEL, Procave e Maersk.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente 2022:

Segunda-feira (30/05)

8h - Trilha guiada no Parque Natural Municipal do Atalaia com paratletas do município
9h - Palestra "Reciclagem e o impacto do lixo nos rios e nas praias", no CEI Cândido Vargas, com o palestrante Filipe Oliveira (ECOLOCAL BRASIL)
19h - Abertura da Semana do Meio Ambiente, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. (Evento Aberto ao Público).
19h30 - Palestra "Itajaí na Década dos Oceanos: potencialidades e desafios", com o palestrante Dr. Marcus Polette (UNIVALI), no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. (Evento Aberto ao Público).

Terça-feira (31/05)
8h30 - Palestra "Impacto sobre o meio ambiente. Não trate como lixo o que é de sua responsabilidade", no Centro de Educação Ambiental, com os palestrantes Dr. Fernando Fiedler (CEPSUL) e Dra. Camila Burigo (UNIVALI). Amostragem na areia, com identificação dos diferentes tipos de lixo (macro e micro), na Praia do Atalaia, em frente ao Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público mediante agendamento prévio – vagas limitadas)
14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público)

Quarta-feira (01/06)
Lançamento oficial do portal Parque Natural Municipal do Atalaia e Árvores Imunes ao Corte no período vespertino
9h e 14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público)
14h - Exposição "A história do Surf no Molhe da Atalaia", no Centro de Educação Ambiental, realizada pela Escola de Surf Atalaia (evento aberto ao público)
18h - Live "Ideias para salvar os oceanos: um diálogo intergeracional", com João Malavolta (Ecosurf) e Gabriel Fernandes (transmissão pelos canais oficiais de comunicação da Câmara de Vereadores de Itajaí)

Quinta-feira (02/06)
9h e 14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público)
14h - Limpeza da praia e plantio de mudas na restinga com alunos da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR)

Sexta-feira (03/06)
9h e 14h - Exposição “Mar Adentro: pelo combate ao lixo no mar”, no Centro de Educação Ambiental, com participação dos alunos da APAE (evento aberto ao público)
14h - Exposição "A história do Surf no Molhe da Atalaia", no Centro de Educação Ambiental, realizada pela Escola de Surf Atalaia (evento aberto ao público)

Sábado (04/06)
9h - Exposição "Mar adentro: pelo combate ao lixo no mar", no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público)
9h - Feira de doação de mudas, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público)
9h - Feira de adoção de animais, no Centro de Educação Ambiental (evento aberto ao público)
9h - Exposição "A história do Surf no Molhe da Atalaia", no Centro de Educação Ambiental, realizada pela Escola de Surf Atalaia (evento aberto ao público)
8h30 e 10h - Trilha das Cotias (aberto ao público com agendamento prévio pelo telefone (47) 98858-9453)
14h - Atividade socioambiental com a comunidade Nossa Senhora das Graças

Domingo (05/06)
8h - Visita guiada, no Parque Natural Municipal do Atalaia, com a comunidade Nossa Senhora das Graças
9h - Apresentação "Tartaruga de Mamão", no Parque Natural Municipal do Atalaia
10h - Premiação do concurso fotográfico Meio Ambiente, no Parque Natural Municipal do Atalaia

Visitas guiadas para grupos escolares (necessário agendamento prévio)
• Exposição "Mar adentro: pelo combate ao lixo no mar", no Centro de Educação Ambiental - terça-feira (31) a quinta-feira (02), períodos matutino e vespertino
• Viveiro Municipal de Mudas Nativas - terça-feira (31), períodos matutino e vespertino
• Parque Natural Municipal do Atalaia - quinta-feira (02), períodos matutino e vespertino
• Porto de Itajaí – segunda (30) a sexta-feira (03), período vespertino (14h)
• Aterro Sanitário – segunda (30), quarta (01) e sexta (03), período matutino (a partir das 8h)

Agendamento de visitas e informações: (47) 3349-7255 e 3349-5313 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS