sábado, 20 de abril de 2024
Geral
13/05/2022 | 15:23

Itajaí realiza a Semana Municipal de Combate à LGBTfobia

Como forma de conscientização à população itajaiense sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+, o Município de Itajaí realiza a Semana Municipal de Combate à LGBTfobia. De 16 a 20 de maio serão realizadas apresentações culturais, rodas de conversas, além de outros eventos envolvendo a temática. Toda programação é aberta e gratuita.
 
As ações da semana se concentram principalmente na próxima terça-feira (17), quando é celebrado o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra População LGBTQIA+. O evento ocorrerá das 9h às 17h, na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico de Itajaí, com diversas atividades para a comunidade.
 
"Esta semana é muito importante para sensibilizar e conscientizar a comunidade em geral para o enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+. Unimos esforços entre diversos órgãos municipais do Poder Executivo e da sociedade civil organizada para preparar uma programação que envolva a todos e, que ao mesmo tempo, promova visibilidade, reflexão e orientação sobre esta temática", ressalta Thamara Garcia Del Mir, coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (RAIPSV).
 
A Semana de Combate à LGBTfobia é realizada pela Comissão de Enfrentamento à Violência contra a População LGBTQIA+ da RAIPSV, através das Secretarias de Saúde e da Promoção da Cidadania. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Coletivo Mães Pela Diversidade, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Coletiva Epicena, Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Itajaí e Centro dos Direitos Humanos de Itajaí (CDHI).
 
"O compromisso com a melhoria constante das ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a população LGBTQIA+ deve ser pauta permanente das diferentes políticas públicas dos municipios. A construção de uma política que garanta dignidade, respeito, proteção e direitos humanos, políticos e sociais às pessoas LGBTQIA+ é urgente e necessária", afirma Danielle Sobreira, assistente social da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.
 
Confira a programação da semana:
 
17 de maio
 
8h-12h – Roda de conversa com jovens - Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes
 
9h-17h – Evento alusivo ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra População LGBTQIA+ - Praça Arno Bauer
9h – Abertura oficial manhã
10h30 – Apresentação cultural com Suh e os Wagners
13h30 – Abertura oficial tarde
15h30 – Apresentação artística com Banda Felícia
Durante o dia haverá ação de testagem para IST, pesquisa temática aplicada por acadêmicos da Univali e distribuição de material informativo.
 
14h - Lançamento da cartilha elaborada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB - Gabinete do Prefeito de Itajaí
 
16h – Palestra presencial e on-line sobre o tema: “Sensibilização para o enfrentamento da violência contra a população LGBTQIA+” - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
 
19 de maio
 
20h - Espetáculo teatral “Amar é Crime” - Casa da Cultura Dide Brandão 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS