quinta, 19 de maio de 2022
Cultura
13/05/2022 | 15:20

Espetáculo Contestados será apresentado em quatro escolas de Itajaí

Quatro escolas de Itajaí receberão neste mês o espetáculo Contestados, da Cia Mútua. As apresentações ocorrerão entre os dias 24 e 27 maio. Cada unidade de ensino do município receberá uma sessão do espetáculo seguida de bate-papo com a companhia, bem como uma ação de mediação teatral realizada alguns dias antes da peça, com o objetivo de preparar os estudantes para receber a obra artística. A programação, gratuita e com acessibilidade em libras em uma das sessões, foi aprovada na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.
 
Além das apresentações teatrais, na sexta-feira (27) será realizada uma palestra com o tema “O Contestado na Sala de Aula”, na Univali, para estudantes e professores de história da cidade. O ministrante desta atividade será o prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado, titular do Departamento de História da UFSC e autor de vários livros sobre a Guerra do Contestado.
 
O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século 20, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A peça utiliza a técnica da figura plana para retratar a história catarinense. Em cena, duas atrizes utilizam 100 quilos de terra crua que, espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços.
 
Cia Mútua
 
Reconhecida por suas produções em teatro de animação, a companhia Cia Mútua já circulou por 19 estados brasileiros e por países como Argentina, Chile e França, apresentando-se em importantes festivais nacionais e internacionais. Seus espetáculos mais conhecidos foram contemplados com prêmios de excelência no teatro de animação.
 
Confira a programação completa:
 
16 de Maio
14h - Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes | Bairro Dom Bosco
Mediação teatral
 
17 de Maio
9h - Escola Monsenhor | Bairro Itaipava
14h - Escola Básica Aníbal Cesar | Bairro São Vicente
Mediação teatral
 
24 de Maio
14h - Escola Básica Aníbal Cesar | Bairro São Vicente
Espetáculo + bate-papo
 
25 de Maio + acessibilidade
8h – E.E.B. Nilton Kucker | Bairro Vila Operária
Mediação teatral + espetáculo + bate-papo
*Apresentação com acessibilidade em libras
 
26 de Maio
9h - EEB Monsenhor Vendelino Hobold | Bairro Itaipava
Espetáculo + bate-papo
 
27 de Maio
14h – Escola Básica Maria Dutra Gomes | Dom Bosco
Espetáculo + bate-papo
19h - Palestra com professor convidado - Univali

JORNAL IMPRESSO
13/05/2022
06/05/2022
29/04/2022
22/04/2022

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS