sexta, 29 de março de 2024
Saúde
12/05/2022 | 16:13

Vacinação contra gripe influenza e sarampo segue disponível nas unidades de saúde de Itajaí

Trinta unidades de saúde de Itajaí continuam com a campanha de vacinação contra a gripe influenza e sarampo até 03 de junho. A imunização está disponível para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para receber a imunizante, é necessária a apresentação de um documento de identificação, carteira de vacina e o comprovante da condição ou da atividade realizada.
 
A vacinação contra a gripe influenza é focada aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores das redes pública e privada; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.
 
A população com comorbidades deverá comprovar que pertence ao grupo prioritário através de prescrição, laudo ou relatório médico, exames ou receitas de medicações de uso contínuo (válidas por um ano). Os demais profissionais precisam apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, holerite, carteira funcional ou documento que comprove o vínculo ativo com a atividade realizada (declaração ou ofício).
 
Já a imunização contra o sarampo é voltada para crianças de 6 meses a menores 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e, também, para os trabalhadores da saúde. Para aplicação da dose contra o sarampo, a população deve apresentar um documento de identificação e a carteira de vacina.
 
O Município de Itajaí aplicou até o momento 19.261 doses da vacina contra gripe. A meta é atingir 72 mil pessoas dos grupos prioritários neste ano. Já a campanha contra o sarampo imunizou 5.001 pessoas. O objetivo é vacinar 17 mil moradores contra a doença.
 
“Esta campanha de vacinação é fundamental para proteger a população de casos graves de gripe influenza e óbitos, por exemplo. A vacina já está atualizada com as novas cepas mais circulantes. Além disso, a campanha intensifica a imunização contra o sarampo para que continuemos com a doença erradicada. Por isso, pedimos aos grupos prioritários que compareçam a unidade mais próxima de sua casa, vacinem-se e fiquem protegidos”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.
 
As unidades com vacina da gripe e do sarampo disponíveis são: CRESCEM, Bambuzal, Brilhante, Canhanduba, Centro-Vila, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Cordeiros, Costa Cavalcante, Espinheiros, Fazenda I, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Nossa Senhora das Graças (UNIVALI), Parque do Agricultor, Portal II, Praia Brava, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, Santa Regina, São Francisco de Assis, São João I, São Judas, São Pedro, São Vicente e Votorantim. O horário de atendimento varia em cada sala de vacina (clique aqui e consulte os telefones e endereços). 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS