quinta, 28 de março de 2024
Educação
12/05/2022 | 16:08

Educação Financeira é introduzida na Rede Municipal de Ensino de BC

Uma parceria selada entre a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e o Credifoz Cooperativa de Crédito dá início ao Projeto Educação Financeira para o Ensino Fundamental. Na próxima semana acontece a aula inaugural, quando o Projeto será apresentado aos professores da Rede. A aula será ministrada pela Credifoz, dia 16 de maio, das 13h30 às 17h30, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que fica na Rua 902, Centro. Em 2023 a Educação Financeira será trabalhada em sala de aula, com os alunos. Esse ano ela ocorre na Rede Municipal de forma transversal.
 
Para essa primeira fase o público alvo serão professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e professores de Matemática do 6º ao 9º ano. Para que o assunto e planejamento fique bem explicado ao corpo docente, acontecerão quatro encontros ao longo do ano: dois neste primeiro semestre e dois no próximo, quando serão repassadas aos professores noções de Cooperativismo e Empreendedorismo; Economia Verde; Sustentabilidade; Consumo Consciente e Redução de Custos. Para outubro, quando terão encerrados os encontros, está planejado uma Feira de Reciclagem, de 18 a 20, com a presença dos alunos e seus familiares, quando os consultores da Credifoz irão orientar as famílias sobre Educação Financeira.
 
A proposta dessa Feira de Reciclagem é sensibilizar alunos e familiares com a dinâmica da reciclagem, mostrando o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania. Salientar a importância da reciclagem e reutilização dos resíduos, com estratégias coletivas para um consumo mais consciente, alertando sobre os perigos das doenças transmitidas pelo lixo e orientar sobre o descarte correto, faz parte da Educação Financeira. Diante desse contexto, criar soluções e recursos para que o descarte adequado de materiais coletados seja valorizado na escola e na vida cotidiana dos alunos e professores, é primordial, pois a Educação tem um papel relevante no que se diz respeito a desenvolver senso crítico nos indivíduos que convivem em sociedade.
 
A proposta desse Projeto é, no geral, fazer com que os alunos reflitam sobre o uso do dinheiro. Para isso faz parte do planejamento trabalhar com alguns conceitos bastante abstratos, como o de valor de troca, preço, lucro, juros, inflação, mercado, capitalismo, entre outros. Conscientizar os alunos sobre a diferença entre valores financeiros e não financeiros, mostrando que algumas riquezas como amizade, convívio com amigos e familiares, diversão ao ar livre, e a Natureza são grátis, mas valem muito.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS