quinta, 19 de maio de 2022
Geral
09/05/2022 | 14:12

Penha participa de Workshop Nacional do Bandeira Azul pensando na temporada 2022/2023

A Secretaria de Turismo de Penha participou nesta quinta e sexta-feira (5 e 6) do 15º Workshop Nacional do Bandeira Azul, na cidade de Cabo Frio (RJ). Ele serviu para auxiliar os gestores na preparação para a manutenção das certificações e conquistas de novos hasteamentos para a temporada 2022/2023 – em que Penha buscará ter três balneário certificados pelo selo de qualidade ambiental.
 
“Nós vamos trabalhar pela recertificação da Praia Grande, Praia da Saudade e Bacia da Vovó, um processo que é menos moroso. Mas, também obtivemos o aval do Comitê Nacional para iniciar os trâmites em busca do Bandeira Azul para a Praia do Poá, Praia Vermelha e Praia da Paciência”, adiantou o secretário de Penha, Cleber Neumann. Para ganhar o certificado internacional, é preciso cumprir 34 critérios específicos.
 
“Qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável estão entre os critérios. Todos precisam ser comprovados anualmente para que a bandeira seja hasteada durante o verão”, acrescenta Cleber. Em Cabo Frio, palestras estratégicas com o Instituto Ambientes em Rede (IAR), Ministério do Turismo, da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, institutos e universidades foram realizadas.
 
Além disso, foi apresentado o programa “Brasil é a Nossa Praia!”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, que tem Cabo Frio como o único município da Região dos Lagos na lista de beneficiado com ações para implementação do Projeto Orla, do Governo Federal.  Esse projeto consiste em uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local.
 
“A troca de conhecimento é de suma importância para que possamos avançar nos quesitos ambientais em prol de um turismo cada vez mais sustentável”, finalizou Cleber. O principal objetivo do selo Bandeira Azul é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.

JORNAL IMPRESSO
13/05/2022
06/05/2022
29/04/2022
22/04/2022

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS