sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/04/2022 | 13:38

FESTIVAL DE ROBÓTICA PROMETE MOVIMENTAR O ITAJAÍ SHOPPING A PARTIR DE AMANHÃ, DIA 28

Robôs construídos com peças de Lego vão movimentar o Itajaí Shopping nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, quando acontece um Festival de Robótica. A iniciativa é da Escola S, que tem grande experiência na inclusão da robótica no ensino. No evento, que acontecerá no piso superior do shopping, as equipes Mechachorro Team, de Itajaí, e Tecnorob Evolution, de Brusque, participarão de um torneio simulado onde terão que cumprir provas com o robô como nas competições oficiais da First Lego League – FLL, que participam. Serão três rounds diários, sempre das 16h30 às 20h. No sábado, dia 30, acontece o encerramento oficial. 
 
“Queremos mostrar para todos o que aprendemos todo dia na Escola S sobre robótica e compartilhar a pesquisa que desenvolvemos para a competição nacional e, com isso, temos um maior alcance de pessoas o que também nos garante pontos para a próxima fase do torneio”, conta o estudante Buttchewitz, 14 anos de idade, membro da equipe Tecnorob Evolution, de Brusque. O time foi diversas vezes campeão nacional e já representou o Brasil em torneios internacionais da FLL. Esse ano é uma das equipes que representará Santa Catarina na fase nacional da competição, que acontece no próximo mês, em São Paulo. 
 
Durante o Festival de Robótica no Itajaí Shopping será montada uma “mesa de competições”, que são criadas e enviadas pela Lego para times de todo o mundo que participam da First Lego League. No evento, as equipes vão apresentar as pesquisas que desenvolveram para essa edição da FLL. Em todas as temporadas, a competição tem um tema e essa foi batizada de Cargo Connect, que desafia jovens a repensar e inventar o futuro do transporte; para isso, eles criam projetos de inovação, além de construir e programar robôs para completar missões nas “mesas” no menor tempo. 
 
Estímulo às novas tecnologias
Estimular os estudantes na pesquisa, construção, desenvolvimento e participação em competições nacionais e internacionais faz parte da rotina de aprendizagem dos estudantes da Escola S, que recentemente iniciou as atividades em Itajaí. 
 
“Na Escola S estimulamos a criatividade dos alunos e o ensino STEAM, unindo diversas áreas do conhecimento à robótica, preparando esses alunos para o mercado de trabalho, onde tudo envolve tecnologias”, destacou o supervisor da equipe de Itajaí, Anderson Colla. 
 
“Como espaço democrático e de conexão entre as gerações, o Itajaí Shopping está sempre aberto a eventos que evidenciam a educação para o futuro. É uma honra receber o festival de robótica, que será uma atração incrível para crianças e famílias de Itajaí e região”, cita a gerente de marketing do Itajaí Shopping, Renata Galdino.
 
Durante o Festival de Robótica, o público também conhecerá o mascote da Escola S, o SEBIT, um robozinho humanóide muito animado que interage com as pessoas, além de receber um brinde confeccionado na hora, em uma das impressoras 3D existentes no Laboratório Maker, da unidade de Itajaí e ainda aprender a montar no seu próprio robô, usando as peças que estarão disponíveis no local. 
 
SOBRE AS EQUIPES PARTICIPANTES
 
A Mechachorro Team, da Escola S de Itajaí, participou pela primeira vez do torneio regional da FLL e é formada pelos estudantes Ana Laura Sena Wanzeler Andrade; Henrique José Klock, Felix Depa de Oliveira e Gabriel Alexandre dos Santos, todos com 16 anos de idade. O time conta ainda com o técnico Leonardo Xavier Neves e com o supervisor, Anderson Colla. 
 
Os estudantes pesquisaram a necessidade de investir na malha ferroviária do país. Dessa maneira, o projeto de inovação da equipe propôs criar grandes centros de distribuição em pontos estratégicos dessa malha ferroviária, nas quais os trens seriam carregados e descarregados de maneira automatizada por uma espécie de ‘garra’ que iria colocar e retirar os contêineres do trem, organizá-los em um local adequado e essas ferrovias seriam interligadas com os portos da região. 
 
A equipe Tecnorob Evolution, de Brusque, é formada pelos estudantes da Escola S, Henrique Dorow e Vinicius Buttchewitz, 14 anos e Vinicius Bueno Lopes, 15 anos; e com a Rafaela Rocha Fischer, de 12 anos de idade, nova integrante do time. A Tecnorob conta ainda com o técnico Claudio Lima Rhenns e com a supervisora, a professora Rosani Pereira Marcarini.
 
A Tecnorob Evolution pesquisou e encontrou alguns problemas em relação ao delivery de alimentos. Desta maneira, os estudantes desenvolveram uma solução para, por exemplo, não haver derramamento de líquidos durante as entregas.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS