quinta, 18 de abril de 2024
Geral
26/04/2022 | 13:47

Colegiado de Cultura promove 1º Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI

Com o objetivo de contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos e modos de fazer da culinária tradicional, colaborar com o processo de geração de renda e fomentar o empreendedorismo dos detentores das tradições, a AMFRI, por meio do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, promove a 1º Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI.
 
O evento acontecerá no dia 26 de abril, a partir das 13h, no Centreventos de Itajaí, com a presença das pessoas conhecedoras dos modos de fazer da culinária tradicional, gestores municipais de cultura, educação, desenvolvimento econômico e turismo, além das associações comerciais e empresariais da região e demais interessados. 
 
Para o Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo João de Souza, a diversidade gastronômica da região tem se destacado cada vez mais, por isso a necessidade da realização de um evento que fomente a tradição culinária de toda a região.
 
“Teremos pelo menos um representante de cada município da AMFRI: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Cada representante trará alimentos que contam as histórias familiares e tradições, com diversidade de produtos e origens, como a mandioca de origem indígena, produtos como a cachaça feitos por descendentes de alemães e africanos, doces de origem belga, comidas de origem italiana, além dos frutos do mar de origem açoriana e do Brasil”, destaca.
 
O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. A Produtora cultural do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI), Bárbara Kristansen, explica o projeto.
 
“A culinária tradicional foi um assunto muito debatido no colegiado e com o Edital Aldir Blanc o colegiado entendeu que era uma área na qual pudesse fazer o projeto, uma vez que a culinária é um patrimônio imaterial da nossa região. Além de degustar diversas opções que agrade todos os paladares, a intenção é mostrar a cultura da região através da comida, juntamente com o conhecimento teórico através de palestras, compartilhamento de experiências e mesa redonda”, explica.
 
Programação
 
13h - Credenciamento
14 - Palestra com Prof. Dra. Yolanda Flores da Silva (UNIVALI) - "Comer, Beber e Estar Junto: a hospitalidade culinária e seus reflexos no bem-estar de residentes e visitantes "
15h - Palestra com CITMAR - "Perspectivas do mercado turístico cultural e gastronômico: o caso da Costa Verde & Mar"
15h45 - Relato de experiência com Fundação Cultural de Balneário Camboriú – “Roteiro Gastronômico Cultural”
16h15 - Mesa redonda com Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention - "Eventos gastronômicos da região"
17h - Mostra de Culinária Tradicional com apresentação cultural
 
O evento é uma realização da AMFRI através do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, com patrocínio da Secretaria Especial de Cultura e Federação Catarinense de Cultura através do Edital Aldir Blanc, com apoio da Fundação Cultural de Itajaí e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention Bureau.
 
Interessados em participar do evento favor entrar em contato com a Coordenadora do Colegiado de Cultura da AMFRI, Jeanete Fagundes através do e-mail colegiados@amfri.org.br ou através do telefone 47 3404-8000.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS