sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/04/2022 | 14:55

Portonave conclui com sucesso descarga dos caças GRIPEN F-39

Com operação reforçada de segurança e mão de obra, os dois tão aguardados caças Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB) foram descarregados pela Portonave, em Santa Catarina. O navio holandês Marsgracht, que carregou as aeronaves, partiu do Porto de Norrkoping, na Suécia, e atracou na sexta-feira (1). A operação de descarga foi realizada ao longo de sábado e concluída na madrugada de domingo com êxito pelas equipes operacionais.

Fabricadas pela Saab, empresa criadora de sistemas de segurança aeroespacial, os caças vieram no porão do navio e foram descarregados pelo berço 3 da Portonave. Após o período de liberação aduaneira, foram levados, até o aeroporto, há cerca de 2km do Terminal.

A localização estratégica e as condições favoráveis de segurança estão entre os diferenciais da Portonave para esse tipo de serviço. “O primeiro caça F-39 Gripen chegou pelo Terminal, uma operação complexa que foi um sucesso. Também chegaram por aqui a maior montanha russa da América Latina e a roda gigante instalada em Balneário Camboriú. Tudo isso é possível devido à combinação de uma infraestrutura adequada aliada à qualidade na operação que oferecemos”, destaca o supervisor Comercial da Portonave, Luís Lemos.

A operação para a descarga das aeronaves contou com cerca de 100 profissionais, entre Portonave, Força Aérea, do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de representantes da Saab, do agente de carga DSV, Receita Federal, do Ministério da Agricultura e do Departamento de Trânsito de Navegantes (Navetran).

Confira fotos e mais informações no perfil oficial da Saab aqui.

Brasil recebeu primeiro caça F-39 Gripen via Portonave

Em setembro de 2020, uma operação semelhante ocorreu com a chegada do primeiro caça do mesmo modelo. Todos eles fazem parte do montante de 36 encomendados por meio de um programa de transferência tecnológica pelo Governo brasileiro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS