quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
04/04/2022 | 14:31

Mutirão Juntos Pelo Rio será retomado após dois anos de pandemia

O mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti será retomado no próximo mês após dois anos de suspensão devido à pandemia. Alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Mundial da Terra (22 de abril), o evento acontecerá no sábado, dia 09 de abril, com concentração na Marina de Itajaí a partir das 8h.

As vagas para voluntários são limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelo site https://bit.ly/juntospelorioitajai22. A expectativa desta 9ª edição é reunir cerca de 800 pessoas para limpeza do Rio Itajaí-Açu, Baía Afonso Wippel, Beira-Rio, Molhes e Praia do Atalaia.

Promovido pelo Município de Itajaí, por meio do Semasa e do Porto, o evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas para realizar um mutirão de limpeza no rio e por terra. Na última edição, em 2019, foram coletadas cinco toneladas de resíduos. Ao todo, foram 1.250 voluntários e 20 embarcações participantes.

A novidade deste ano será o diagnóstico dos resíduos recolhidos. “Queremos estudar os materiais recolhidos, em parceria com o Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Univali, para entender quem são os geradores desses resíduos e poder atuar mais efetivamente na causa do problema”, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, uma das organizadoras do evento.

As inscrições para o voluntariado, que serão limitadas para 800 pessoas, devem ser feitas pelo site da Univali até o dia 8 de abril. O comprovante de inscrição com QR Code (impresso ou por foto) terá que ser apresentado no local do evento, na Marina Itajaí. Os participantes receberão um kit com camiseta personalizada do Juntos Pelo Rio, saco de lixo e luvas após ser confirmado o cadastro. Posteriormente será disponibilizado certificado de participação.

Embarcações também podem se inscrever para participar do evento. O cadastro deve ser feito pelo e-mail: meioambiente@portoitajai.com.br. Os barcos devem estar com a documentação em dia e, o piloto, precisa ter habilitação específica.

Neste ano, o 9º Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti conta com apoio da Marina Itajaí, Allog, Poly Terminais, Braskarne, Trocadeiro, Defesa Civil, OGMO, APM Terminals, Gomes da Costa, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), agentes de trânsito da Codetran, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Programa de Controle de Dengue de Itajaí, Vale Indústria, Equilibrios, Valle Ambiental, Hobby, Recicla Itajaí, NGI Sul - Ferry Boat, Univali, Portonave, Multilog, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Agenda 21, Dracares, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Cooperfoz, Ecolitoral e Unificado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS