Neste final de semana (11, 12 e 13), Penha sedia o Festival Catarinense da Criança (Fescri). Mais de 200 enxadristas de todo estado irão se reunir na Sociedade Amigos de Penha para estratégicos confrontos nas categorias de base (sub-6, 8, 10 e 12). Paralelamente, ocorre o Campeonato Catarinense Juvenil sub-20.
“O Fescri é Campeonato Catarinense de Xadrez nas categorias de base. Assim, os campeões serão os representantes oficiais de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro”, pontua o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME), Carlos Souza. O ritmo de jogo será de 60min+30s ou 90min KO em 6 rodadas.
Na sexta, a competição começa às 18h. No sábado e domingo, os confrontos se iniciam às 8h. “Essa é uma das principais competições do cenário esportivo do xadrez, que vai reunir grandes enxadristas. Nossa equipe, formada por talentos formados no nosso projeto ‘Virando o Jogo’, também são presença confirmada – com chances de títulos”, acrescenta Carlos.
No último dia 5, por exemplo, a equipe de Penha participou da 2ª etapa do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, realizada na cidade de São José. Além do título no sub-12 de Mariana, Gabriela (sub-8) ficou em segundo, Dávila e Nicolas (sub-13) ficaram em terceiro, Heitor (sub-16) ficou em sexto, Ariel (sub-12) em sétimo, Anny (sub-12) em oitavo e Matheus (sub-12) em nono. “Heitor e Dávila conseguiram abrir Rating Internacional nesse evento”, enaltece o técnico do time, Maico Costa.
O Fescri e Campeonato Catarinense Juvenil sub-20 tem a chancela da Federação Catarinense de Xadrez e o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez, Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da Federação Catarinense de Esporte (FESPORTE). O Beto Carrero World, Pousada Pedra da Ilha e Vetter são parceiros do evento.