quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
11/02/2022 | 15:38

Praia da Atalaia terá ação de limpeza voluntária nesta terça (15)

A Praia da Atalaia e a Foz do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí (SC), serão alvo da próxima ação do projeto We Nature. Nesta terça (15), às 9h, voluntários devem se reunir para retirar resíduos da orla e também da margem itajaiense do Rio. A ação é aberta à comunidade e o ponto de encontro será no Molhes do Atalaia. A iniciativa é viabilizada pela empresa canadense-brasileira Core Case, que tem sede em Santa Catarina, em parceria com a ONG Eco Local Brasil, de Barra Velha (SC). 
 
“Os resíduos recolhidos, com o apoio dos voluntários, passam pelo processo de classificação e depois recebem o destino correto. Em 2021, as nossas ações de limpeza retiraram das praias e encostas 43 toneladas de lixo. Uma parte considerável destes resíduos foi transformada em matéria-prima para a fabricação de novos artigos para consumo, deixando de ir para aterros sanitários”, observa Eduardo do Rosário, gerente da Core Case.
 
Todos os equipamentos e utensílios utilizados para a retirada dos resíduos são disponibilizados pela ONG Eco Local Brasil. Para participar das atividades de limpeza das praias, basta ir até o ponto de encontro no horário combinado. 
 
“É recomendado que os voluntários usem roupas leves, calçados fechados e levem garrafa reutilizável para hidratação. Outra orientação é para que utilizem filtro solar e boné ou chapéu, para se protegerem do sol”, observa o coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.
 
A ação desta terça-feira também será apoiada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), equipe da Base de Remo e Preservação Marítima Ubaitaba e ESA - Escola de Surf do Atalaia. Ao longo do ano o projeto deve passar por outras praias do Sul do Brasil. O cronograma de ações é divulgado nas redes sociais da Core Case e da Ong Eco Local Brasil.
 
CRÉDITOS: Divulgação/Core Case
 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS