sexta, 29 de março de 2024
Educação
04/02/2022 | 10:20

Alunos de Penha voltam às salas de aula na próxima segunda-feira, 7

Aproximadamente seis mil alunos da Rede Municipal de Ensino voltam às salas de aula na próxima segunda-feira, 7. Seguindo criteriosamente o Plano de Contingência da Educação, voltado a ações preventivas ao contágio para coronavírus, o ano letivo se inicia no formato 100% presencial nas 25 unidades de ensino de Penha – que tem sua grade curricular baseada no Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo.
 
“Estamos tomando todas as precauções necessárias para um retorno educacional seguro. Crianças acima de 6 anos deverão utilizar máscaras de proteção individual, devem ter seu frasco individual de álcool em gel – que também estará disponível nas escolas”, detalha a vice-prefeita e secretaria de Educação, Maria Juraci Alexandrino, pontuando ainda a constante sanitização dos prédios escolares.
 
Os estudantes que por razões médicas, não puderem retornar ao regime presencial – comprovadamente através de laudo médico – seguirão através do ensino remoto. “Para estes alunos, já temos estratégias definidas para que o rendimento de aprendizado não seja prejudicado”, reforça a coordenadora educacional da Secretaria, Camylla Príncipe.
 
Com o retorno às salas, a Secretaria de Educação pontua que os uniformes de verão (duas camisetas de manga curta e uma bermuda/shorts saia) serão entregues durante o mês de fevereiro. Em abril, haverá a entrega dos uniformes de inverno (camiseta manga longa, calça, casaco e jaqueta). Também em fevereiro, os kits de materiais escolares serão distribuídos aos estudantes. “A novidade deste ano é que os kits são específicos para cada faixa etária e voltados às necessidades de alguns alunos”, acrescenta Juraci.
 
Desta forma, alunos com Transtorno do Espectro Autista e limitações visuais ou auditivas receberão materiais especiais para o cotidiano escolar. “É a forma de tornar a escola mais inclusiva e garantir que todos tenham capacidade equiparada de aprendizado”, opina a secretária. No viés dos uniformes, foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão, enquanto no material escolar a soma girou na casa do R$ 1 milhão.
 
Além do material escolar, os alunos do pré-escolar ao 1º ano do receberão uma mochila com rodinhas. Já os pequeninos do berçário terão uma mochila especial. Hoje, são mais de 1.900 alunos estudando na Educação Infantil, setor que terá o aporte de dois novos Centros de Educação Infantil (CEI). Dia 14 o Governo Municipal inaugura o CEI Décio José Custódio, em Santa Lídia, e dia 3 de março o CEI Laci Simão Corrêa, em Nossa Senhora de Fátima.
 
Para o regresso às salas, a Secretaria de Educação vem realizando a Formação Continuada dos 960 profissionais que compõem a Rede Municipal – entre secretários, professores, merendeiras e serventes. “Certamente será um ano de muitos desafios e precisamos que toda nossa equipe esteja motivada e ainda mais qualificada para vencer todos os obstáculos em prol de um sistema educacional sólido”, finaliza Juraci.
 
HORÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
A Secretaria de Educação que ao longo do mês de fevereiro, não haverá período integral para a Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantil. Desta forma, o horário de funcionamento é das 7h às 13h e das 13h às 18h. A partir de março, um plano de expansão será implantado e o período integral disponibilizado às crianças que tem pais comprovadamente em ambiente de trabalho. Nesta situação, o horário será das 7h às 18h.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS