quinta, 28 de março de 2024
Esportes
13/12/2021 | 17:44

Surfista de Balneário Camboriú (SC) conquista título de Campeão Mundial de Parasurf, na Califórnia (EUA)

É ouro! O atleta Elias “Figue” Diel conquistou o título de Campeão Mundial de Parasurf no sábado (11), após liderar a categoria Masculino VI1 durante o ISA World Para Surfing Championship, realizado na praia de Pismo, na Califórnia (EUA). Figue é surfista representante de Balneário Camboriú (SC), pela Fundação Municipal de Esportes, e integrou o Time Brasil pela Confederação Brasileira de Surfe (CBS).
 
A bateria final da categoria VI1, em que disputam surfistas com deficiência visual total, foi acirrada, com boas ondas e muita emoção. Caíram na água para a final os quatro surfistas que receberam as melhores pontuações durante a semana do campeonato: Figue Diel (Brasil), Kirk Watson (Austrália), Ben Neumann (Alemanha) e Aitor Francescena (Espanha).
 
Figue levou o título em uma final emocionante. Subiu no pódio em primeiro lugar com pontuação final de 14,07, seguido dos adversários Kirk Watson (12,7), Ben Neumann (9,74) e Aitor Francescena (8,5). “Tem sido gratificante compartilhar este momento com a família, os amigos e todos que estavam na torcida. Agradeço aos patrocinadores que acreditam no surf como potencial transformador de vidas”.
 
Figue tem apoio e patrocínio de grandes marcas da região: Oceanic Aquarium, Portonave, Santacosta, Lora Surfboards, Chiclete Trunk, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú e Ashvatta Yoga.
 
Um acidente de carro aos 16 anos fez Figue aposentar temporariamente a prancha de surf. O atleta voltou a surfar 17 anos depois do acidente, que o deixou cego, a partir do incentivo dos amigos. No Campeonato Mundial e nos treinos diários nas praias de Santa Catarina, quem o acompanha na água é o surfista Bruno Barbieri.
 
“Estamos muito felizes com o resultado dos treinos e da dedicação. Essa emoção é o tempero da vida. Fazemos o nosso melhor dentro e fora da água, conscientes dos nossos papeis para nos mantermos tranquilos em relação ao resultado, que é sempre um presente de Deus”.
 
O Campeonato Mundial de Parasurf é realizado pela Associação Internacional de Surf (ISA) e organizado pela AmpSurf, reunindo atletas adaptados do mundo todo. Os surfistas são reunidos em categorias esportivas de acordo com as deficiências semelhantes. O júri avalia tanto as manobras como a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos atletas. 
 
Conheça um pouco sobre a história de Figue
Figue perdeu a visão aos 16 anos após um acidente de carro. As lesões nos olhos, causadas pelos fragmentos do vidro do para-brisa, levaram à cegueira total. O jovem gaúcho que surfava em Torres (RS) desde moleque sofreu ao deixar de ver as ondas.
 
Procurou nos esportes uma maneira de seguir acreditando que a vida é o nosso maior presente. Figue é faixa preta em jiu-jitsu e escalador de rochas, considerado como o primeiro deficiente visual a escalar no Yosemite National Park, na Califórnia.
 
Descobriu o yoga em 1998, quando começou a praticar Hatha Yoga. Hoje é professor e ministrante de palestras sobre a importância da prática na busca do equilíbrio pessoal. “A felicidade pode ser vivida e experienciada por cada um de nós, agora. Porque é exatamente o que todos nós somos: felicidade”.
 
Junto ao pai, João Nirto Diel, reativou a escola de cães guia Helen Keller, em Balneário Camboriú (SC), na intenção de proporcionar a outros cegos a oportunidade de ter um cão guia.  
 
A maturidade e o autoconhecimento físico, mental e intelectual proporcionaram algo que antes parecia impossível: voltou a surfar sem a visão, a sentir a onda. Reencontrou no surf a fonte da juventude e de inspiração para continuar com o sorriso no rosto. Viajou para o Chile, Peru, Califórnia, El Salvador, Costa Rica, Cabo Verde e Indonésia em busca das ondas perfeitas.
 
Se consagrou Campeão Mundial de Parasurf em 2021, durante o ISA World Para Surfing Championship, na Califórnia. Participou das edições de 2016, 2017, 2018 e 2020, conquistando três vezes o vice-campeonato.
Créditos: ISA/Ben Reed

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS