terça, 18 de janeiro de 2022
Geral
02/12/2021 | 15:58

Cidade Nova recebe ação de conscientização sobre práticas sustentáveis e reciclagem

O bairro Cidade Nova receberá neste sábado (04) uma ação de conscientização sobre práticas sustentáveis, cuidados com o meio ambiente, descarte correto de resíduos e reciclagem. O evento acontecerá na praça ao lado do Centro Educacional Pedro Rizzi (rua Agílio Cunha), das 9h às 17h. A iniciativa contemplará mutirão de limpeza, distribuição de mudas, revitalização da horta da escola, plantio de mudas nativas e oficina de artesanato com material reciclável.

 

A ação social é uma promoção do Instituto Crescer - Movimento, Cidadania e Juventude de Itajaí e a Fundación MAPFRE, com apoio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. O objetivo é preparar os alunos do instituto, que estão em processo de formação, para terem um olhar atencioso em relação às questões sociais e ambientais, além de serem multiplicadores dos ensinamentos aos seus familiares e amigos.

 

A Ambiental é parceira do evento e irá orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos, por meio do Programa Recicla Itajaí. “Vamos levar conhecimentos de como deve ser realizada a separação dos resíduos e explicar qual o destino correto desses materiais. Quanto mais a gente dialoga e informa as pessoas sobre como adotar essas medidas, mais conseguimos mobilizar a comunidade para a reciclagem e assim amenizar os impactos no meio ambiente”, salienta a coordenadora do Recicla Itajaí, Mauana Ravadelli.

 

O Cidade Nova é o bairro de Itajaí com maior número de problemas relacionados ao descarte inadequado de resíduos e acúmulo de entulhos e lixo em terrenos baldios, segundo dados do Município de Itajaí. Por mês, cerca de 200 caminhões de resíduos descartados inadequadamente são recolhidos no bairro pela Secretaria Municipal de Obras, o que representa em torno mil toneladas mensais. Além disso, mais de 50% dos resíduos recolhidos são domésticos, ou seja, que poderiam ser descartados na coleta normal ou seletiva.

 

“Estar próximo da comunidade e dos locais que registram altos índices de descarte inadequado é fundamental para iniciarmos uma mudança de comportamento na população. Ações como esta são muito importantes para contribuir nesse processo”, finaliza Mauana.

 


JORNAL IMPRESSO
14/01/2022
07/01/2022
31/12/2021
23/12/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS