quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/12/2021 | 08:02

Ação de cidadania marca o encerramento da primeira fase da campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar

O evento está agendado para as 14h e ocorrerá na Sala de Sessões do Tribunal. O momento irá celebrar os resultados das ações da campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar, o encerramento da Semana do Jovem Eleitor e, ainda, o fechamento do biênio do juiz Rodrigo Fernandes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc).

 

Considerando o propósito da campanha em incentivar jovens de 16 e 17 anos a alistarem-se como eleitores, a ação de cidadania se dará com a destinação de aparelhos smartphones - cedidos pela Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis - dentre aqueles que realizaram o cadastramento eleitoral. Serão destinados 50 aparelhos em cada uma das três ações previstas: a primeira no dia 8/12/2021 e as seguintes nos dias 8/02/2022 e 8/03/2022. Participarão do evento os membros do Pleno, representantes da Receita Federal e da FIESC. Jovens filhas e filhos de servidores do TRE-SC, que já fazem parte de outras ações da campanha, também serão convidados para acompanharem todo o processo. Haverá, ainda, a transmissão ao vivo no canal do Tribunal no Youtube.

 

Para o Presidente do TRE-SC, Desembargador Fernando Carioni, a campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar levou aos jovens a efetiva oportunidade de participarem como cidadãos, de fato e por direito, do processo eleitoral e político do país. “No percurso que fizemos em todo o estado buscamos despertar esse interesse, e conseguimos mostrar para eles a importância desse momento, o momento de fazer o primeiro título. E essas ações de cidadania em parceria com a Receita Federal e com a FIESC vão consumar esse trabalho, destinando a alguns desses jovens uma ferramenta - um aparelho smartphone - que contribuirá como instrumento de estudo, de trabalho e de lazer. Tenho certeza que é desta forma que podemos contribuir para a construção e o fortalecimento da nossa democracia", completa.

 

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes, comemora os resultados do trabalho. “É um fechamento de mais de dois meses de campanha, e com muita alegria, porque nós observamos que houve um aumento do número de jovens inscritos como eleitores. Agora fecharemos essa primeira fase da campanha com a destinação desses 150 aparelhos smartphones dentre aqueles que fizeram o alistamento eleitoral. Eu tenho certeza que essas foram apenas as primeiras sementes plantadas e, sem dúvida alguma, até o dia 4 de maio de 2022 nós colheremos os frutos com o alistamento de muitos mais jovens. Então para mim, que estou encerrando o meu mandato no TRE-SC e na Ejesc, é uma grande alegria fazer esse fechamento coroado com o imenso sucesso que já alcançamos”. 

 

Cidades de Santa Catarina

 

A Comitiva do TRE-SC fez o lançamento regionalizado da campanha visitando 8 municípios-pólo do estado, mobilizando alunas e alunos que, mesmo tendo a inscrição e o voto facultativos, aproveitaram a oportunidade para fazer o alistamento eleitoral e, assim, garantir participação nas Eleições de 2022.

 

Em pouco mais de dois meses de campanha, já houve um incremento de 33% no número de eleitores menores de 18 anos inseridos no Cadastro Eleitoral de Santa Catarina, o que corresponde a 4.825 novas inscrições de jovens eleitores.

Na página da campanha na internet estão todos os materiais, vídeos e matérias sobre as ações já realizadas (acesse aqui).

 

E no Flickr do TRE-SC estão as fotos de cada ação, que revelam a participação e todo o engajamento dos jovens na campanha. Confira: 

 

Lançamento da campanha - Florianópolis https://bit.ly/3jHSoBN

Instituto Estadual de Educação - Florianópolis https://bit.ly/3ConmX2

Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos - Joinville https://bit.ly/3CkkSch

Escola de Educação Básica Professor João Widemann - Blumenau https://bit.ly/2XSHSQA

Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves - Chapecó https://bit.ly/3nwo2Dq

Escola de Educação Básica São Miguel - São Miguel do Oeste https://bit.ly/31cDVHS

Centro de Educação Profissional Abílio Paulo (CEDUP) -Criciúma https://bit.ly/30cmFCp

Escola de Educação Básica Nereu Ramos - Itajaí https://bit.ly/3G6nR9O

 

Os materiais também estão sendo publicados nas demais redes sociais do Tribunal: FacebookInstagramTwitterYouTube. Curta, compartilhe e #BoraVotar!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS