sexta, 29 de março de 2024
Saúde
24/11/2021 | 16:38

Município de Itajaí realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS

O Município de Itajaí promove uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que ocorre em 1º de dezembro. Para reforçar o enfrentamento e a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), haverá ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde do Município, oferta de testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e uma capacitação para agentes comunitários de saúde. As atividades ocorrem a partir desta quinta-feira (25) e seguem até 03 de dezembro em diversos locais da cidade.
 
O 1º de dezembro é adotado como Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. No próximo mês, também é realizada a campanha Dezembro Vermelho, alusiva ao tema e que tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Entre os objetivos da campanha estão a desconstrução do preconceito sobre a parcela da população vivendo com HIV/AIDS e a conscientização sobre comportamentos seguros para prevenção da doença.
 
Conheça a programação:
 
25/11 - 14h às 17h - Participação na primeira ação da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres", na Rua Hercílio Luz (ao lado da Casa da Cultura e Museu Histórico). Será ofertado orientação e testagem rápida de ISTs.
 
30/11 - 8h às 12h - Ação de educação, testagem rápida, diagnóstico e tratamento, oferta de consultas médicas, práticas interativas e corte de cabelo no Centro POP de Itajaí. Em conjunto com a equipe do Consultório de Rua e parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. As pessoas em situação de rua serão consideradas como prioridade, tendo em vista sua situação de vulnerabilidade e difícil acesso aos serviços de saúde e diagnóstico oportuno de HIV e outras ISTs.
 
01/12 - 14h - Capacitação para os agentes comunitários de saúde sobre o tema: "Criança exposta ao HIV e criança vivendo com HIV/AIDS". A palestra será no auditório da Unisul com a Dra. Susana Lyra Castro, médica infecto-pediatra do Ceredi. O principal objetivo desta ação é ampliar as informações dos agentes comunitários sobre o atendimento às crianças expostas ao HIV e infectadas com o HIV/AIDS.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS