quinta, 02 de dezembro de 2021
Cultura
24/11/2021 | 10:46

Camboriú recebe oficina de iniciação à arte da palhaçaria em dezembro

Ele tem nariz vermelho, rosto pintado, roupas coloridas e um sapato tão grande que cabe seu pé e a mudança, quem é? Se você respondeu, prontamente, “o palhaço!”, venha conhecer melhor o espanhol Pepe Nuñez, radicado em Florianópolis desde 1999. Ator e palhaço há 35 anos, o artista faz um convite à redescoberta da arte clown numa incrível imersão de autoconhecimento, reflexões sobre a poética da arte e o papel social do palhaço. Pepe Nuñez, que também é diretor e professor da arte da palhaçaria, ministra oficina no município de Camboriú, de 10 a 12 de dezembro, no Espaço Rural Clarear (localizado na Limeira).
 
A Oficina de Iniciação à Arte do Clown/Palhaço é exclusiva para adultos, independente da atuação como artista, e não requer experiência. “Procuramos pessoas dispostas a ter um encontro com sua inocência, numa vivência de autoconhecimento através do cômico, do sorriso, do riso e da gargalhada”, destaca Pepe Nuñez, acrescentando que o riso é o principal veículo de comunicação da palhaçaria. “Um riso sanador, poético e solidário, um riso que engrandece, fortalece e dignifica a humanidade que todos nós carregamos, por muito que tentemos ocultá-la para protegê-la”, diz enfático.
 
“Todos temos um clown/palhaço dentro de nós, a questão é encontrar o caminho até ele”, citação do ícone da pedagogia e do movimento teatral, o francês Jacques Lecoq, é usada por Pepe para falar sobre a necessidade de desconstrução da imagem caricata e homogeneizada dos palhaços amplamente divulgada nos meios de comunicação. A singularidade de cada clown será buscada pelos participantes numa experiência que reúne teoria e prática, perpassando pelo viés histórico da arte, com muita experimentação que ocorrerá através de jogos, exercícios individuais e coletivos e reflexões que abrangem a linguagem, o exercício profissional e suas conexões com a sociedade. 
 
O mergulho nas emoções proposto pela oficina ocorrerá num espaço com vegetação abundante, trilhas, cascatas e o rio Gavião. Materiais para a realização da oficina, hospedagem (quarto coletivo) e alimentação com pensão completa estão inclusos no investimento, sendo R$ 750 para pagamento à vista ou três parcelas de R$ 265. As inscrições podem ser feitas com Rodrigo Giostri, pelo Whatsapp (47) 99666-2200. O evento conta com o apoio da Bravacinas e Huna Comunicação para o Bem.

JORNAL IMPRESSO
26/11/2021
19/11/2021
12/11/2021
10/11/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS