quinta, 02 de dezembro de 2021
Educação
19/11/2021 | 17:10

Psicóloga dá dicas de como aliviar a ansiedade para o Enem

Com a proximidade da data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, os estudantes começam a ficar ansiosos e com medo de não conseguirem uma boa pontuação ou não ingressar no curso e faculdade que tanto desejam. Essa ansiedade pode ser extremamente prejudicial. 
A psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, Elaine Cristina Coelho de Campos, destaca que a ansiedade interfere diretamente no desempenho do aluno na prova. 
"É natural se sentir assim ou um pouco nervoso, isso é normal do ser humano em momentos importantes da vida, porém é necessário contornar esse sentimento, pois com a ansiedade instalada no organismo do estudante, seu foco na hora de realizar a avaliação pode ser severamente prejudicado. Geralmente quando estamos em crises assim surgem ideias pessimistas e catastróficas, o ideal é não alimentarmos esses pensamentos e sempre duvidar deles. Esse é um dos passos mais importantes para contornar a ansiedade e dessa forma conseguir realizar a avaliação", explica a psicóloga. 
De acordo com a especialista é importante separar um período para o descanso da mente, respeitando o período estipulado para os estudos sem sobrecarregar a mente, passo fundamental para controle da ansiedade. 
"Estipular períodos de estudo é respeitar a sua saúde mental e isso é fundamental para evitar crises de ansiedade e assim conseguir manter a calma em momentos de pressão como a hora de executar uma prova tão importante como o Enem ou um vestibular", comenta. 
Para auxiliar os estudantes a aliviar a tensão e ansiedade a professora elencou alguns pontos: 
- Prepare-se bem para a prova: é fundamental uma preparação antecipada, estudar em um longo período, pois quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá; 
- Pratique exercícios físicos: o exercício é fundamental para aliviar a tensão e aliviar a mente, opte por praticar suas atividades após o período de estudo; 
- Descanse bem antes da avaliação: tenha uma boa noite de sono na noite anterior a prova. Dormir bem é o remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor e a quantidade indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios. 
- Antecipe sua chegada ao local da prova: não deixe para chegar nos minutos finais, antecipe em até uma hora a sua chegada ao local de prova, isso ajudará a reduzir a ansiedade; 
- Faça exercícios de respiração: sente em posição ereta no chão ou em uma cadeira, puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica. Isso auxilia na normalização dos batimentos cardíacos e redução da ansiedade. 
Pareceria Anhanguera Burger King no Enem em Santa Catarina 
A Faculdade Anhanguera e o Burger King se uniram para incentivar os candidatos no dia do Enem. A ação inédita garante descontos de até 25% nos produtos da rede Burger King para os estudantes que realizarem o cadastro na página da faculdade, efetuar cadastro direto com um dos mais de seis mil promotores que estarão nos locais de prova; ou ainda, apresentar o caderno do ENEM em uma das lojas do Burger King participantes. Os descontos são exclusivos para os candidatos que irão prestar o Enem, e têm validade em 88 cidades de 21 estados participantes da ação, podendo ser utilizados entre os dias 21/11/2021 até 05/12/2021. 
Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. 
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 
Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o link. 
Sobre a Kroton 
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o link. 

JORNAL IMPRESSO
26/11/2021
19/11/2021
12/11/2021
10/11/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS