sábado, 20 de abril de 2024
Cultura
19/10/2021 | 16:23

Mostras, oficinas e encontros conectam linguagens das danças urbana e contemporânea

O projeto Conexões Urbanas promove, em outubro e novembro, diversas ações de dança gratuitas, presenciais e on-line, para a comunidade e público interessado: oficinas, mostras de fotografia e videodança e encontros/experiências-performativas. A iniciativa, patrocinada pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/2021), envolve artistas locais e nacionais e busca a sobreposição de vertentes distintas das danças urbana e contemporânea para gerar a troca de conhecimentos e a produção de material de arte. 
 
Conexões Urbanas é uma plataforma de encontro, experimentação e intercâmbio cultural. Partindo de experiências-performances em ambientes urbanos de Balneário Camboriú, as ações do projeto, que contam com a participação de 10 artistas de dança, investigam possibilidades de corpo através da improvisação e jogos coreográficos despertados pela arquitetura e estrutura da cidade. As atividades têm mediação e provocação da artista proponente Nathalia Duarte, em parceria com o artista Fernando Dalla Nora através do coletivo Núcleo Corpóreo. 
 
As experiências, além de intervir e modificar o cotidiano das ruas, também buscam gerar material audiovisual para compor a programação do projeto, que é veiculada no Instagram do coletivo de artistas Núcleo Corpóreo [@nucleocorporeo]. Na plataforma digital será promovida uma mostra de fotografia neste mês e uma mostra de videodança em novembro. 
 
O projeto também oferecerá duas oficinas teóricas on-line: a primeira será voltada à história do Hip Hop Dance com pesquisador Henrique Bianchini, no dia 23 de outubro (sábado), das 19h às 21h; e a segunda abordará a relação entre as danças urbanas e a dança contemporânea, com condução de Vanilton Lakka, no dia 30 de outubro (sábado), das 19h às 21h. Estas oficinas teóricas são voltadas para dançarinos, bailarinos, performers, artistas, estudantes e interessados no tema proposto de todo o Brasil. Para participar é necessário se inscrever através do formulário disponibilizado no link na Bio do Instagram do Núcleo Corpóreo [@nucleocorporeo], as vagas são limitadas.
 
No mês de novembro também acontecerão as ações de contrapartida sociocultural do projeto. Serão promovidos três encontros/experiências-performativas presenciais para a comunidade local e regional, que acontecerão no Studio de Dança Adriana Alcântara, em Balneário Camboriú. A primeira experiência abordará os estilos Locking, Popping e Vogue no dia 6 de novembro (sábado), das 19h às 21h. A segunda trará como tema os estilos Hip Hop Dance e House no dia 13 de novembro (sábado), das 19h às 21h. Já a terceira abordará os estilos Breaking e Dança Contemporânea no dia 20 de novembro (sábado), das 19h às 21h. Os interessados devem ficar atentos ao Instagram do Núcleo Corpóreo [@nucleocorporeo], onde em breve serão publicadas as oficinas, bem como a forma de inscrição.
 
Toda a programação do projeto acontece de forma gratuita e pode ser acompanhada através do Instagram @nucleocorporeo. 
 
FICHA TÉCNICA
Artistas Provocadores: Nathalia Duarte e Fernando Dalla Nora
Elenco/Performance e Colaboração: Caroline Calcaterra, Caaro Costa, Dany-Brown Freitas, Fernando Dalla Nora, Gabriel Engster, Matheus Goularte, Nathalia Duarte, Renan Tenca, Renata Pizzol e Xandê Hutther.
Produção Gráfica: Pipo People e Fernando Dalla Nora
Fotografia: Jack Souza
Filmagem: Liziane Bortolatto
Edição: Fernando Dalla Nora
Produção Textual: Gabriel Engster
Assessoria de Imprensa: Maikeli Alves
 
SOBRE O COLETIVO
O coletivo Núcleo Corpóreo vem desde 2012 realizando projetos de produção, formação e pesquisa em parceria com diversos artistas de abrangência nacional em projetos que recebem apoio de Editais de Leis de Incentivo à Cultura. O foco dos trabalhos está nas experimentações em artes integradas com multiartistas que se relacionam para criar possibilidades dentro da cena contemporânea no ambiente urbano, por meio de performances e ações interventivas, e no ambiente digital, por meio de fotografia e videodança.
 
SOBRE A PROPONENTE
Bacharel e Licenciada em Educação Física, Nathalia Duarte atua como bailarina/performer, professora e coreógrafa de dança. Também participa de projetos culturais nas áreas de produção e formação/pesquisa na cidade de Balneário Camboriú.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS